Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » A esgrima no Brasil

Data de publicadaPublicado em Autor Por: Ricardo Peroto

A esgrima no Brasil

Hoje, a luta de esgrima não tem nada a ver com as lutas antigas já que tudo foi adaptado para o esporte. A ESGRIMA é um dos esportes mais antigos do mundo. “Esgrima” em sua tradução significa “proteção”.

ESGRIMA

História da esgrima

A ESGRIMA é um dos esportes mais antigos do mundo. Surgiu no tempo em que os seres humanos sentiram a necessidade de se defender e, infelizmente, de atacar. O esporte é datado de mais ou menos 3.000 anos de existência.

“Esgrima” em sua tradução significa “proteção”. O grande objetivo do esporte é não deixar que o seu adversário toque com a esgrima em seu corpo, ao mesmo tempo em que você deve fazer o máximo para conseguir tocá-lo.

A esgrima que vinha do ocidente evoluiu, e quando começaram a se proibir as lutas, foi aí que a esgrima começou a se transformar em um esporte.

Hoje, a luta de esgrima não tem nada a ver com as lutas antigas já que tudo foi adaptado para o esporte. Porém, ainda segue aquela síntese: “quem for tocado mais vezes pela lâmina do adversário com certeza sairia mais machucado”, digamos assim.

Além de uma roupa totalmente preparada para o esporte, as armas que eram usadas na antiguidade para o combate também evoluíram e se tornaram seguras para o ataque contra o adversário.

Armas usadas

Na esgrima, as lutas são divididas em três tipos de armas:

o florete, onde um toque com a ponta da arma nos pontos vitais do adversário (torso) marca ponto;

o sabre, que apesar de um pouco menor que o florete, tem uma área valida um pouco maior incluindo a cabeça e os braços e pode-se realizar o movimento de corte;

e com a espada, que pode se tocar da cabeça aos pés, só com a ponta.

Para marcar os pontos, as pontas da lâminas de todas essas armas possuem um sistema de detecção automática dependendo da força exercida na hora de atacar o oponente.

No florete, por exemplo, para um toque ser detectado, deve se usar uma força de pelo menos 4,9 N (newtons). Assim o toque será validado.

Apesar de atacar ser essencial, se o combatente não tiver um jogo de pernas bom e inteligente, dificilmente ele ganhará a luta.

No Brasil

Depois do período colonial é que a esgrima foi apresentada aos brasileiros. Alguns mestres desse esporte chegaram aqui em nosso país e começou a existir um interesse pela luta.

No período imperial, a esgrima se tornou componente essencial dos cursos de Infantaria e da Cavalaria.

Atualmente, depois da primeira participação do esgrima do Brasil em jogos Olímpicos nos Jogos de Berlim, os brasileiros nunca deixaram de participar de competições internacionais.

Avalie e compartilhe este artigo:

A esgrima no Brasil
0 votos, média de votos: 0.00 (pontuação: 0%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Embraer apresenta novo transporte Militar

Gastando 2 milhões de dolares Miss universo de 1965 volta a ser jovem

Homem finge coma para não ir preso

Estado islâmico captura armas dos americanos

Professores que quiserem piso dever ir a loja

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |