Você está em: Clikaki »   Atualidades » Notícias » A gripe aviária H7N9 é contagiosa entre os humanos?

A gripe aviária H7N9 é contagiosa entre os humanos?

Gripe aviária

A gripe H1N9, proveniente das aves é a mais letal conhecida até os dias de hoje, porém, só pode ser contaminada a pessoa que tiver o contato direto com elas.

A gripe avirária H7N9 registra milhares de casos e algumas centenas de óbitos. (Foto: Lancenet)

A gripe avirária H7N9 registra milhares de casos e algumas centenas de óbitos. (Foto: Lancenet)

O vírus descoberto em março de 2013 já infectou milhares de pessoas e também deixou centenas de óbitos. Acredita-se que esse seja um dos mais letais vírus de gripe e que a grande transmissora da doença são realmente as aves.

Até agora, não há indícios de que tal doença possa ser contagiosa, transmitida de humano para humano, o que se sabe é que, pela primeira vez, o contágio aconteceu em uma galinha retirada do mercado de aves.

As palavras do professor Kwok-Yung Yuen, da Universidade de Hong Kong passam certa tranqüilidade: “No geral, as evidências em termos de epidemiologia e virologia sugerem que a transmissão ocorre apenas de aves para os seres humanos e o controle dependerá do controle da epidemia em aves”.

Assim, caso o ser humano não queira passar novamente por uma epidemia, basta eliminar a gripe das aves.

Cartazes espalhados na China, explicam sobre a H7N9. (Foto: Lancenet)

Cartazes espalhados na China, explicam sobre a H7N9. (Foto: Lancenet)

Apesar de não ser contagiosa entre os humanos a forma de seu contágio é mais fácil do que a H5N1, que já matou algumas centenas de pessoas em uma década. Num esforço de impedir que a gripe se prolifere, aves importadas da China têm permanecido em quarentena.

Desde maio de 2013 até maio de 2014, foram confirmados 421 casos em laboratório de infecções humanas com H7N9, incluindo 145 óbitos, relatados pela OMS. Para manter-se atualizado, basta acessar esse link e acompanhar os casos registrados atuais da doença.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas