Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » A história da cachaça

A história da cachaça

Para todos os bom bebedores, saber a verdadeira origem da bebida é algo essencial. Por isso descubra a história da cachaça, a bebida típica do nosso país.

A história da cachaça

CaipirinhaApós o início da colonização brasileira, por volta de 1530, o açúcar passou a ser o primeiro bem explorado do nosso país, pois os portugueses já tinham uma boa base de agricultura e com a ajuda dos índios dominaram o plantio da cana-de-açúcar. Centralizando-se principalmente nas terras litorâneas, onde o solo ajudava por ser rico e fértil, foram plantados muitos hectares de cana.

Após toda a colheita da cana, o caldo era retirado e cozido até virar um melado. Desse caldo, havia um que era um pouco mais grosso apelidado de cagaça, onde era inutilizado e servido aos animais com os restos da cana amassada.

Com a fermentação da cagaça se obtinha um caldo alcoólico, onde mais tarde ficou conhecido como cachaça. Muitos dizem que a cachaça só foi descoberta, depois que algum escravo provou a cagaça que era servida aos animais. Outros dizem que a própria cagaça era dada aos escravos e eles desenvolveram a técnica de fermentá-la, mas não a consumiam, o vapor fazia com que a bebida subisse até o teto e a noite quando iam dormir, o liquido pingava em seus rostos descendo até a boca, daí surgiu o nome pinga. Fora essas teorias, existem muitas outras espalhadas, mas ninguém sabe ao certo quando que a cachaça começou a ser consumida como bebida e não um resto de melado da cana.

Mas uma coisa podemos confirmar, a cachaça é a bebida mais apreciada dos brasileiros. E como todo bom brasileiro, devemos saber fazer o drink mais comum feito com cachaça, a caipirinha. Se você não sabe não se preocupe, o Clikaki vai te ajudar. Veja a receita da caipirinha:

Ingredientes:

1.  1 limão

2.  5 colheres de açúcar refinado

3.  Cachaça

4.  Gelo á vontade.

Modo de Preparo:

Corte o limão em pedaços, coloque-o em um como e adicione o açúcar. Amasse o limão com o açúcar até o açúcar sumir no caldo, feito isso encha o copo com a cachaça e o gelo e pronto! Sua caipirinha estará pronta para ser deliciada.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas