Você está em: Clikaki »   Tecnologia » Informática » A história da internet resumo

A história da internet resumo

Revolução

As primeiras ideias para a criação da internet foram durante a Guerra Fria na década de 1960, saiba mais sobre a história de uma das melhores invenções de todos os tempos.

globalização-da-internet

Você sabia que a internet surgiu por causa da guerra? (Foto: Reprodução)

 

Você já imaginou sua vida sem a internet? Com certeza não, pois atualmente vivemos em mundo totalmente conectado, no qual a internet é utilizada para diversas finalidades, desde conversar com os amigos até como meio de estudo e trabalho.

Hoje em dia a internet está por toda a parte, devido à conexão móvel que cresce cada dia mais, principalmente com a popularização dos tablets e smartphones.

Surgimento da internet

A internet começou a ser desenvolvida através de pesquisas militares durante a Guerra Fria na década de 1960, neste período sombrio o mundo era controlado por dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos, qualquer inovação contribuía nessa disputa entre União Soviética e Estados Unidos, essas duas potências sabiam a eficácia e a necessidade absoluta de dominar os meios de comunicação.

As primeiras ideias para a internet, surgiram quando os Estados Unidos criou um sistema de troca e compartilhamento de informações para se proteger de ataques russos as suas bases militares, assim caso o Pentágono fosse atacado, as informações não seriam perdidas. Esse sistema foi chamado de ARPANET.

A ARPANET era uma rede que funcionava através de um sistema de chaveamento de pacotes, ele permite a transmissão de dados em uma rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, como método de identificação cada pacote contém um trecho de dados, o endereço do destinatário e informações que permitem a remontagem correta da mensagem original.

No dia 29 de outubro de 1969, ocorreu o que podemos considerar como o primeiro E-mail da história, o seu conteúdo era apenas a palavra “LOGIN”, mas o computador que recebia a mensagem parou de funcionar após receber a letra “O”.

Com a diminuição da tensão entre URSS e EUA na década de 1970, o governo americano permitiu que diversos pesquisadores, de várias universidades, utilizassem a ARPANET como um meio de comunicação acadêmico, devido à grande quantidade de conexões, esse sistema foi dividido em dois, a MILNET, que era para fins militares e a nova ARPANET, que era utilizado pelas universidades. Com isso, esse meio de comunicação passou a ser utilizada também por alunos e até mesmo amigos de alunos, que além de terem acesso aos conteúdos contidos lá, ajudaram a fazer melhorias nesse sistema.

Criação do Protocolo de Internet

Com o tempo foi criado o Protocolo de Internet que permitia que as informações fossem encaminhadas de uma rede para outra, assim como hoje, essas redes eram conectadas pelo endereço IP. Com isso, o governo norte-americano investiu na criação de backbones (espinha dorsal), que consiste em poderosos computadores com capacidade de transferir um grande fluxo de dados em pouco tempo, utilizando canais de fibra óptica, elos de satélite e elos de transmissão de rádio. Diversas empresas particulares também criaram as suas redes menores, por isso a Internet é conhecida por não ter nenhum dono específico.

popularização-da-internet

A popularização da internet se deu na década de 90 com o surgimento dos navegadores Internet Explorer e Netscape Navigator (Foto: Reprodução)

 

A popularização da internet

A internet teve sua popularização apenas no ano de 1990, quando o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, que permitia a criação de sites com uma interface gráfica mais agradável. A partir disto a Internet cresceu de maneira rápida.

A década de 90 ficou marcada pela expansão da internet. Neste período surgiram os primeiros navegadores como o Internet Explorer e o Netscape Navigator, com isso a internet que conhecemos hoje começou a surgir.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas