Você está em: Clikaki »   Educação » História » A história do livro

A história do livro

Antiguidade

É nos livros que grande parte da história da humanidade está preservada, porém ele também tem sua história, conheça ela aqui.

livros

Apesar de estarem um pouco de lado hoje em dia, os livros levaram milhares de anos para ficarem do jeito que nós os conhecemos. Nossas bibliotecas são repletas de livros por todos os cantos, porém nas primeiras bibliotecas os livros não eram como os que nós conhecemos, naquela épocas os “livros” eram tábuas, tabletes de barro, pedaços de cerâmica, ou rolos de papiro e pergaminho. Até mesmo folhas de palmeira e tiras de tecidos, como seda e linha, eram utilizados pelos nossos antepassados para escrever.

Uma seção original do Livro dos Mortos egípcio, escrito em papiro

Parte original do Livro dos Mortos egípcio, escrito em papiro.

O principal “ingrediente” dos livros de hoje em dia é com certeza o papel, que só foi surgir no século VII, na China, feito com pedaços de linha e algodão. Até hoje os chineses se destacam por serem excelentes inventores, o papel criado por eles na época surpreendeu a todos, os árabes foram os primeiras a se interessarem pelo e produto e passaram a comprá-lo, afim de fazer dinheiro também com essa “invenção”, eles então descobriram o segredo de sua fabricação e no século XII, já haviam construído diversas usinas de papel em vários lugares.

Anos depois os chineses voltaram a surpreender e inventaram um método eficiente para imprimir, porém dessa vez eles guardaram bem o segredo. Isso fez com que a maioria dos livros continuasse a ser escritos à mão. Esse panorama só foi se modificar no século XV, quando novos métodos de impressão surgiram. Mas, ainda existia um problema, o papel não era acessivo a todos por ter um preço muito alto, pois ele ainda era feito da jeito chinês. Seu preço só foi diminuir bastante no século XIX, quando ele passou a ser fabricado a partir da polpa de madeira.

É praticamente impossível saber ao certo qual foi o primeiro livro escrito pelo a humanidade, visto o livro já foi fabricado com diversos “ingredientes”, porém o que se sabe é que um dos livros mais antigos e o mais vendido da história é a Bíblia. O livro não para de evoluir, é possível perceber isso nos dias de hoje, é possível encontrar eles agora em forma digital pelo seu smarthphone.

Curiosidades

  • A biblioteca mais antiga que se conhece se encontra no Egito, em Tebas há aproximadamente 3.300 anos;
  • As primeiras fábricas de papel da Europa foram montadas pelos árabes na Espanha;
  • De acordo com uma pesquisa feita pelo Google, em 9 de agosto de 2010, exitem no mundo 129.864.880, quase 130 milhões de livros publicados diferentes.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas