Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » A importância do retrato falado

A importância do retrato falado

Um ato que realmente ajuda na hora de resolver um crime é o retrato falado. Mas apesar da eficiência o retrato falado não é prova, mas ele auxilia na investigação. Não é porque uma pessoa fez um retrato falado que as autoridades vão sair pela rua procurando e prender o acusado, mas ele vai ser chamado para depor e ajudar no que for preciso para a resolução do crime... Saiba um pouco mais sobre o retrato falado.

A importância do retrato falado

Um ato que realmente ajuda na hora de resolver um crime é o retrato falado.

Retrato faladoMas apesar da eficiência, o retrato falado não é prova ele auxilia na investigação. Não é porque uma pessoa fez um retrato falado que as autoridades vão sair pela rua procurando e prender o acusado, mas ele vai ser chamado para depor e ajudar no que for preciso para a resolução do crime.

Mas de que maneira a pessoa faz um retrato falado?

Os principais pontos para que um retrato falado fique pronto são: nariz, boca, olhos e a cor da pele; depois a roupa e detalhes adicionais como tatuagens e cicatrizes.

Depois de pronto, são espalhadas as fotos por delegacias e unidades policiais próximas a região onde aconteceu o crime, e em alguns casos específicos são espalhadas pelas ruas para a população ajudar a identificar o individuo.

A maioria dos casos que geram o retrato falado é de violências físicas e sexuais, principalmente contra mulheres. Esses crimes intuem a pessoa a denunciar e ajudar a policia no decorrer da investigação.

A veracidade do rosto e a eficácia na hora de compará-lo a pessoa, quase sempre são corretas. No mínimo 70% do retrato falado são idênticos a pessoa original. Essa porcentagem é o que leva as autoridades a encontrar e dar continuidade aos casos.

Sempre que alguém presenciar um crime é bom ir à delegacia e promover um retrato falado. O importante é descrever corretamente todos os detalhes do acusado e assim facilitar o trabalho da perícia e fazer um bem a comunidade.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas