Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » A importância do sal

A importância do sal

O sal é o tempero mais usado em todo o mundo, principalmente em alimentos. Mas o que poucos sabem é que o sal já foi até razão de muitas guerras. Na época da revolução francesa um dos fatores que ajudou para que a frança se torna uma das potencias, foi o alto tributo imposto por Luis XVI sobre o sal, onde também era usado como moeda de troca a preço de ouro... Veja mais sobre a história do sal, a sua importância e como ele é separado da água.

A importância do sal

A importância do sal

O sal é o tempero mais usado em todo o mundo, principalmente em alimentos. Mas o que poucos sabem é que o sal já foi até razão de muitas guerras.

Na época da revolução francesa um dos fatores que ajudou para que a frança se torna uma das potencias, foi o alto tributo imposto por Luis XVI sobre o sal, onde também era usado como moeda de troca a preço de ouro.

A palavra “salário” não existe à toa, ela foi criada na Roma quando o sal era o pagamento dos soldados romanos. Os gregos usavam o sal para comprar escravos, e dessa época surgiu à expressão “não vale o sal que foi pago”.

Superstições relacionadas ao sal também surgiram, uma das mais conhecidas é a se derrubar sal traz mau agouro e para cortar o efeito deve-se jogar um pouco por traz do ombro.

Nos dias de hoje, além se ser usado por donas de casa e restaurantes de todo o mundo, o sal também serve como benefícios em diversos casos, como em um soro caseiro ou então para descongelar estradas em locais em que a neve já dominou.

A técnica de extração foi inventada a muito tempo pelos chineses que usavam uma técnica bem parecida com as existentes hoje, uma delas é técnica por evaporação onde espera-se a água do mar evaporar deixando somente o sal.

Hoje o sal é separado da água do mar em um lugar chamado salina, onde lá a água passa por filtros para ficar mais pura deixando apenas o sal bruto que é levado por maquinas para as fábricas. Nas fábricas o sal passa por várias etapas de lavagem para retirar todas as sujeiras que vieram do mar, depois é levado para as maquinas de centrifugação para que o sal fique bem misturado e em seguida é levado para as maquinas de secagem onde descansam a uma temperatura de 400 graus Celsius até ficarem bem secos.

Antes de ser embalado e pronto pra consumo, o sal ainda passa por vários testes de qualidade até realmente serem aprovados.

Como podemos perceber o uso do sal é realmente importante, mas sempre com cuidado para não exagerar e causar problemas de saúde.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas