A importância do Sangue

Gostou? Seja +1!

Categoria: Saúde
Postado em:
Home » Saúde » A importância do Sangue





Sangue

O sangue é uma mistura de aspecto líquido e coloração vermelha, que circula dentro do sistema cardiovascular, bombeado pelo órgão central desse sistema, que é o coração. Exerce importante função vital, que consiste em transportar os nutrientes e o oxigênio para todas as células do corpo. É ele também que transporta o gás carbônico e as excretas que deverão ser eliminadas do organismo.

Sua parte líquida é o plasma, constituído de água e diversos sais minerais e vários compostos orgânicos, tais como proteínas, aminoácidos, ácidos graxos, glicose, vitaminas e hormônios.

Além de todas essas substâncias, o sangue possui também células e fragmentos anucleados de células, mergulhados no plasma.

As células que ocorrem em maior número são as hemácias, de coloração vermelha, devido a um pigmento chamado hemoglobina, responsável principalmente pelo transporte do oxigênio.

Outro tipo de célula são as brancas, ou leucócitos, maiores do que as hemácias e que ocorrem em número muito menor. São vários tipos de leucócitos, mas uma de suas importantes funções é a de defesa do organismo contra o ataque de microrganismos causadores de doenças.

Os fragmentos de célula são as plaquetas com importante ação nos mecanismo de coagulação de doenças.

O sangue historicamente vem sendo tratado com um tipo especial de tecido conjuntivo, no qual a substância intercelular é líquida. No entanto, muitos pesquisadores discordam dessa abordagem e não consideram o sangue como tecido, baseando-se no argumento de que a substância intercelular, que é o plasma, não é produzida pelas células do próprio tecido.

4.33 avg. rating (84% score) - 3 votes