Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » A importância do Sol para a Terra

A importância do Sol para a Terra

Astrologia

O Sol é a maior estrela do nosso sistema solar, e é praticamente impossível imagina a nossa vida sem a luz emitida por ela. Mas, fique sabendo que essa luz não serve apenas para iluminar nosso dia.

O sol é um dos bens mais valiosos da humanidade.

O sol é um dos bens mais valiosos da humanidade.

O Sol é a maior estrela do nosso sistema. É também a principal fonte de energia da Terra. A distância da Terra ao Sol é de aproximadamente de 150 milhões de quilômetros.

A energia que ela produz para a nossa vida é incrível! Por dia, é como se queimassem 550 bilhões de toneladas de carvão para se igualar a energia que ela nos proporciona. Para chegar a esse tanto, a Rússia e os Estados Unidos juntos levariam cerca de 1.000 anos para produzir essa quantidade de energia, segundo a sua taxa de produção.

Comparada com outras estrelas do universo, o Sol é ainda uma estrela de tamanho médio que mede cerca de 1.400.000 quilômetros de diâmetro, mas pelo menos 100 vezes maior do que o Planeta Terra.

O Sol é importantíssimo para qualquer ser vivo da Terra.

O Sol é importantíssimo para qualquer ser vivo da Terra.

Para chegar até lá num foguete partindo da Terra, que viaje cerca de 40 mil quilômetros por hora, levaríamos cerca de 160 dias até tocar à superfície. Parece bastante tempo, mas se esse mesmo foguete fosse à direção da estrela “Próxima Centauro”, a seguinte estrela mais próxima, levaria aproximadamente 115 mil anos para chegar até lá.

Como o Sol produz energia

Funciona da seguinte forma: o átomo mais leve conhecido é o hidrogênio e o Sol está repleto dele! Quando o 4 átomos de hidrogênio se fundem, eles se transformar em um outro gás, chamado hélio. Esse gás é o segundo gás mais leve conhecido. Durante esse processo, apenas cerca de 1% do hidrogênio se transforma em calor e em luz.

Por segundo, mais de 500 trilhões de toneladas de gás realizam esse processo. É calculado que a cada hora são liberados 200.000.000 kilowatts de potencia. É tanta energia que nos faz pensar que o Sol logo vai sumir em breve, porém, isso é apenas a menor fração do seu total.

A temperatura do sol pode chegar até 20.000.000º centígrados.

A temperatura do sol pode chegar até a 20.000.000º centígrados.

Essa reação nuclear produz temperaturas que podem chegar até a 20.000.000º centígrados. Quando toda essa radiação sai da superfície do Sol ela pode chegar a esfriar em até 6.000 c. E não pense que isso é gelado, visto que o nosso corpo não suporta temperaturas superiores a 51º C.

Importância para a Terra

A luz que vem do Sol é indispensável para toda a vida na Terra. É ela quem deixa a água no estado líquido, é ela quem permite que as plantas realizam a fotossíntese para crescer e é só através dela que o ser humano consegue obter a vitamina D, importante para os nossos ossos.

O Sol, a Lua e todo o universo realmente foi planejado para que existisse vida na Terra.

Avalie e compartilhe este artigo:

A importância do Sol para a Terra
4 votos, média de votos: 4.00 (pontuação: 85%)
publicidade

Comentários

amorobertalopes
Roberta E Douglas Leandro comentou:

Que lindo!!!!
Deus fez tudo perfeito

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas