Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » A importância do Sol para a Terra

Data de publicadaPublicado em Autor Por: Ricardo Peroto

A importância do Sol para a Terra

O Sol é a maior estrela do nosso sistema. É também a principal fonte de energia da Terra. A distância da Terra ao Sol é de aproximadamente de 150 milhões de quilômetros.

A importância do Sol

O Sol é a maior estrela do nosso sistema. É também a principal fonte de energia da Terra. A distância da Terra ao Sol é de aproximadamente de 150 milhões de quilômetros.

A energia que ela produz para a nossa vida é incrível! Por dia, é como se queimassem 550 bilhões de toneladas de carvão para se igualar a energia que ela nos proporciona. Para chegar a esse tanto, a Rússia e os Estados Unidos juntos levariam cerca de 1.000 anos para produzir essa quantidade de energia, segundo a sua taxa de produção.

Comparada com outras estrelas do universo, o Sol é ainda uma estrela de tamanho médio que mede cerca de 1.400.000 quilômetros de diâmetro, mas pelo menos 100 vezes maior do que o Planeta Terra.

Para chegar até lá num foguete partindo da Terra, que viaje cerca de 40 mil quilômetros por hora, levaríamos cerca de 160 dias até tocar à superfície. Parece bastante tempo, mas se esse mesmo foguete fosse à direção da estrela “Próxima Centauro”, a seguinte estrela mais próxima, levaria aproximadamente 115 mil anos para chegar até lá.

Como o Sol produz energia

Funciona da seguinte forma: o átomo mais leve conhecido é o hidrogênio e o Sol está repleto dele! Quando o 4 átomos de hidrogênio se fundem, eles se transformar em um outro gás, chamado hélio. Esse gás é o segundo gás mais leve conhecido. Durante esse processo, apenas cerca de 1% do hidrogênio se transforma em calor e em luz.

Por segundo, mais de 500 trilhões de toneladas de gás realizam esse processo. É calculado que a cada hora são liberados 200.000.000 kilowatts de potencia. É tanta energia que nos faz pensar que o Sol logo vai sumir em breve, porém, isso é apenas a menor fração do seu total.

Essa reação nuclear produz temperaturas que podem chegar até 20.000.000º centígrados. Quando toda essa radiação sai da superfície do Sol ela pode chegar a esfriar em até 6.000 c. E não pense que isso é gelado porque, o nosso corpo não suporta temperaturas superiores a 51º C.

Importância para a Terra

A luz que vem do Sol é indispensável para toda a vida na Terra. É ela quem deixa a água no estado líquido, é ela quem permite que as plantas realizam a fotossíntese para crescer e é só através dela que o ser humano consegue obter a vitamina D, importante para os nossos ossos.

O Sol, a Lua e todo o universo realmente foi planejado para que existesse vida na Terra.

Avalie e compartilhe este artigo:

A importância do Sol para a Terra
1 voto, média de votos: 5.00 (pontuação: 96%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Feitos impressionantes das impressoras 3D

Mascotes do Rio 2016 são batizados de Vinicius e Tom

Pisca Pisca de Natal criativos

Por que a gripe é tão contagiosa?

Como acabar com os gases intestinais

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |