Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » A importância dos insetos polinizadores

A importância dos insetos polinizadores

Cada ser vivo executa um papel importantissímo na cadeia da vida. Conhaça a importância dos insetos polinizadores

A importância dos insetos polinizadores

Atualmente, estima-se que das 250 mil espécies de plantas com flores, chamadas angiospermas, 90% são polinizadas por animais, especialmente os insetos. Os polinizadores são tão importantes para a reprodução das plantas quanto a luz e água para o seu crescimento.

A importância dos insetos polinizadoresMas também são essenciais para a espécie humana: dependemos das plantas e, portanto, da polinização para obter alimentos, fibras (algoão, linho, etc) e inúmeros outros produtos. Isso significa que as interações entre animais e plantas também nos afetam diretamente.

É assim que funciona a vida num geral, todos dependem de todos. Ninguém pode ser absolutamente nada sozinho.

Em São Paulo, em 1998, pesquisadores e integrantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura discutiram, no primeiro workshop internacional sobre conservação e uso sustentável de abelhas na agricultura, várias questões importantes ficaram sem resposta, em função da escassez de pesquisas da relação entre polinização e agricultura.

AbelhaA polinização é, e maneira bem simples de entender, o ato sexual entre as plantas espermatófitas, já que é precido de grãos de pólen do sexo masculino para uma flor receptiva feminina. Esse ato acontece de duas maneiras: com ajuda dos seres vivos, os bióticos; ou através de fatores ambientais/ abióticos.

A polinização acontece:

A abelha um dos melhores polinizadores* Através de rajadas de vento, conhecido como enemofilia;
* Pelas moscas e abelhas, conhecido como entomofilia;
* Através de borboletas, psicofilia;
* Falenofilia, por meio de mariposas;
* Ornitofilia, polinização realizada pelas aves;
* Através da água, como hidrofilia;
* De maneira artificial pelo ser humano;
* E até mesmo pelos morcegos, conhecido como Quiropterofilia;

De uma maneira geral, os grandes responsáveis pela polinização são os insetos. Diversos longa metragens mostram o quão importante eles são para a vida das plantas. (Imagens: Bee Movie)

Essenciais não só para as plantas

O que nem sempre se leva em conta é que um terço do alimento consumido no mundo depende da polinização. Só na União Européia, calcula-se que 84% das 264 espécies de culturas dependem da polinização por insetos.

O conhecimento da polinização por abelhas, principamente para as regiões tropicais, ainda é limitado. Aqui no Brasil, por exemplo, a caatinga, a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica são áreas pouco estudadas, entre outros motivos, pela dificuldade metodológica de chegar às copas das àrvores (onde estão as flores e as abelhas) e do pouco incentivo a estudos de longo prazo.

Finalizando, sempre dependeremos de animais e muito também de insetos polinizadores. Cada ser vivo executa um papel importantissímo na cadeia da vida.

1.00 avg. rating (49% score) - 1 vote

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Juulia' comentou:

Obg ,ajudou muito aqui , estou estudando isso e estou com dificuldade para responder umas questões , mas esse site valeu a pena parabens (:

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas