Você está em: Clikaki »   Saúde » A magreza pode ser sintoma de doença?

A magreza pode ser sintoma de doença?

Atenção

Apesar de muitas vezes a perda de peso ocorrer de maneira natural, ela também pode ser sintoma de algumas doenças, saiba quais.

A perda de peso é um sintoma comum em diversas doenças.

A perda de peso é um sintoma comum em diversas doenças.

A magreza pode ser causada por diversos processos patológicos ou por outras causas conhecidas, mas também pode afetar indivíduos sadios que não apresentam alterações em sua alimentação. A magreza é classificada por especialistas como magreza sintomática ou magreza essencial.

Quais são as causas da magreza sintomática?

A causa principal é uma alimentação insuficiente, seja pela falta de alimento, por uma alimentação inadequada (pouca variedade de alimentos) ou pelo gasto maior de energia do que a que o organismo recebe. A fadiga, a falta de descanso e algumas doenças crônicas também causam a magreza sintomática.

Que doenças geram a magreza?

Em geral os processos que dificultam a ingestão de alimentos, como inflamações da boca, os tumores ou inflamações da faringe, esôfago, intestino e pâncreas, assim como extipações cirúrgicas do estômago. As alterações do metabolismo dos hidratos de carbono (entre elas encontra-se o diabetes), os problemas na regulação do apetite que determinam anorexia ou falta de apetite, seja de tipo psicológica (anorexia nervosa) ou provocada por uma doença orgânica como costuma acontecer, e outras doenças infecciosas e hepáticas. O hipertiroidismo, ao gerar o incremento do metabolismo basal, produz um grande consumo calórico que pode ao não ser compensado, conduzir a um progressivo emagrecimento.

Que problemas apresentam estas doenças?

A amenorréia, ou falta de menstruação e um emagrecimento progressivo aparece em 100% dos casos. Alem disso sofrem de: prisão de ventre, náuseas e vômitos, que no inicio são provocados mais depois aparecem espontaneamente. Os demais problemas que apresentam pele seca, cabelo quebradiço, entre outros que são os próprios da má nutrição crônica. Em geral, são doentes depressivos, ansiosos e hipocondríacos.

Anorexia nervosa

As pessoas com anorexia nervosa, no início, apresentam um estado de grande atividade física, o que contribui para o emagrecimento, mais tarde aparece um grande cansaço e fraqueza.

Pode-se considerar uma doença grave?

Se não for tratada oportunadamente, causa uma grande desnutrição que pode levar uma desidratação grave e sobrevir a morte por colapso cardiocirculatório ou por alguma infecção.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas