Você está em: Clikaki »   Variedades » Músicas » A música e os estilos musicais

A música e os estilos musicais

Uma arte!

A música é um dos primeiros atos artístico da humanidade. É uma combinação de melodia e letra, seguindo ou não uma certa organização.

A qualquer momento, a música é uma boa dose de revigoramento e inspiração.

A qualquer momento, a música é uma boa dose de revigoramento e inspiração.

A música é um dos primeiros atos artístico da humanidade. É uma combinação de melodia e letra, seguindo ou não uma certa organização. Atualmente não se conhece nenhuma civilização que não possua manifestações musicais próprias. A música é a manifestação de cada indivíduo.

A música se estendeu ao longo do tempo  e está extremamente ligada a cultura, a arte, a terapia (musicoterapia), as  comemorações, também em funerais e rituais religiosos. Apesar de se encontrar várias pessoas com mesmo conceito musical não é sempre que isso acontece  e seria até mesmo muito difícil definir o que é música, diz-se que a música está dentro da pessoa, cada um a define como puder.

Estilos musicais é o que não falta mas, no século em que vivemos ouvimos falar muito sobre a música eletrônica. Agora, o que vem a ser esse tipo de música?

A música eletrônica é toda melodia modificada através de equipamentos ou instrumentos eletrônicos como:  sintetizadores, gravadores e softwares. Esses equipamentos introduzem na música efeitos sonoros espaciais e uma batida mais constante.

Agora pra quem prefere uma música mais calma, podemos falar sobre a música Orquestrada , que se dá o nome  de Música Erudita. Uma orquestra sinfônica dispõe cinco classes de instrumentos:

  1. As cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpas.)
  2. As madeiras (flautas, flautins, oboés, corne-inglês, clarinetes, clarinete baixo, fagotes, contrafagotes)
  3. Os metais (trompetes, trombones, trompas, tubas)
  4. Os instrumentos de percussão (tímpanos, triângulo, caixas, bumbo, pratos, carrilhão sinfônico, etc.)
  5. Os instrumentos de teclas (piano, cravo, órgão)

Bom pra falarmos da Orquestra teríamos de falar sobre a Música Instrumental, então vamos resumir aqui para vocês. A Orquestra foi criada no renascimento da música instrumental no século XVI quando a música instrumental começou a ser praticada em forma de autonomismo e não como forma de profissão  (Lembrando que ainda hoje existe vários músicos que exercem essa profissão. A música instrumental nos lembram bem a antiguidade porque era esse tipo de musical que tocavam em festas Gregas e nos Coliseus Romanos.

Outro estilo musical muito conhecido e que tem um campo bastante abrangente é o rock. Desenvolvido a partir da década de 50 o rock foi se transformando e moldando ao longo do tempo. Obviamente suas raízes se prendem ao rock and roll, que é um estilo mais “sujo” de tocar guitarra.  Outras influências musicais sobre o rock ainda incluem o folk, o jazz e a música clássica.

Aqui no Brasil a expressão musical mais conhecida é o Sertanejo, também existem outros estilos musicais que se destacam como: o Samba, o Forro, o Pagode, o Axé, MPB e etc..

Com o aumento de artistas a música continua a se transformar. Desde a clássica até a eletrônica, desde a viola até o funk  sempre alguém estará se divertindo ao som de uma música!

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas