Você está em: Clikaki »   Educação » A primeira grande civilização européia

A primeira grande civilização européia

Saiba como se formou a primeira grande civilização européia à 2.000 anos antes de Cristo.

Por volta de 2000 A.C um grande processo migratório ocorreu na Europa fazendo com que três grandes tribos de origem indoeuropeia se deslocassem para a região da península balcânica e, a partir desse fato, tem inicio um
processo que dará origem à primeira grande civilização europeia.

A primeira grande civilização européia

Os Jônios, Aqueus e Eóleos

As tribos que migravam para aquela região foram os Jônios, Aqueus e Eóleos que se espalharam pela península, pelas ilhas do mar Egeu e pela Ásia menor.

Na região do mar mediterrâneo, mais precisamente na ilha de Creta, já havia um número civilizatório formado a cerca de mil anos por colonos vindos da península, e esse núcleo civilizatório, conhecido como civilização Cretense ou Minóica estava extremamente avançado em todos os aspectos em relação às tribos indoeuropeias que na região chegaram.

Os cretenses

Os cretenses tinham um estado organizado e dirigido por uma monarquia além de uma produção artesanal extremamente dinâmica que era usada para fazer comércio com vários povos da região do mar mediterrâneo.

A civilização minoica ou cretense já utilizavam-se de moedas tinham um alfabeto e eram grandes construtores de navios além é claro, de serem grandes navegadores e sua religião era baseada na ideia de que o planeta Terra era em seu conjunto uma entidade viva de caráter feminino (O mito de gaya) daí a liberdade e igualdade de condições em que as mulheres viviam.

As tribos indoeuropeias que se espalharam pela região desenvolveram contatos comerciais com a civilização cretense e em um longo processo de assimilação cultural vão gradativamente montando toda uma estrutura politica que se tornará o primeiro grande núcleo civilizatorio e europeu.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Iraneice Soutello de Andrade comentou:

Muito bom kkk

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas