Você está em: Clikaki »   Educação » História » A temida KGB

A temida KGB

Policia secreta

Todos sabem de sua existência, mas alguns não fazem ideia do que realmente foi essa fantástica organização

images

Muito se fala e especula sobre a KGB mas ninguém (que eu conheça) sabe realmente sequer seu proposito.

Em russo Komitet gosudarstvennoi bezopasnosti que quer dizer em português Comitê de segurança do estado, era uma das principais organizações de serviço secreto da falecida União soviética. Em resumo suas funções eram uma combinação de operações no estrangeiro junto a de uma policia federal.

Depois da nossa querida União soviética este departamento se dividiu em dois levando consigo seu lindo emblema formando o serviço federal de segurança da federação russa (FSB) e o serviço de informação estrangeira (SRV).

KGB

A URSS sempre teve uma policia politica muito forte com o objetivo de interceptar agitadores e “progressistas” que não gostasse do figurino do Stalin. A KGB veio das cinzas da NKVD após um colapso desta agencia por ela ser muito “fraquinha” para os padrões russos de ser.

A KGB não tinha equivalente no mundo (muito menos rivais a sua altura) pois esse não era apenas um departamento policial mas tinha incluído em seu orçamento Blindados, caças, barcos, submarinos e trezentos mil funcionários tornando assim uma força militar totalmente invejavel independente.

Vladimir_Putin_in_KGB_uniform

Nosso Amigo Vladimir em uniforme da KGB, um presidente graduado!

A organização compreendia 5 direções-gerais. A primeira direcção, a mais importante, incluía a subdireção dos ilegais (agentes que viviam no estrangeiro sob uma falsa identidade), a subdireção cientifica e técnica, um serviço de contra-espionagem, serviço de ação e um serviço dos negócios sujos (assassinatos, atentados, sequestros, bombas). A segunda e terceira direções-gerais estão encarregadas da informação, vigilância e da repressão interna, a quarta são os guardas da fronteira e a quinta, das escolas, que são muitas e variadas fazendo a cia e o FBI se morderem de inveja.

Com muitos agentes prestigiados encontram-se o nosso amado Vladimir Puttin que foi fotografado em 1988 se passando por turista perto de Ronald Reagan. Veja se descobre o Sr Vladimir na foto abaixo

Putin-Reagan-Souza-1988-600x396

Todos eram espiões americanos ou russos (talvez até a criança)

Dentre os muitos infiltrados e as grandes operações da KGB creio que a que mais se destaca é a do “guarda-chuva Búlgaro”. Esta foi uma operação para eliminar o língua solta escritor e agitador Búlgaro Georgi Markov, esta foi uma tarefa relativamente simples devido a criatividade dos agentes russos, que colocaram na ponta de um guarda-chuva um dispositivo que dispara um dardo com ricina(um veneno extraído da mamona) este por sua vez foi disparado na perna do folgado escritor causando sua morte. Alguns anos depois a mesma estratégia foi tentada para eliminar Vladimir Kostov no metrô de Paris mas dessa vez todos estavam espertos caso notassem vissem um russo com um guarda-chuva. (nunca confie em um russo com guarda-chuva)

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas