Você está em: Clikaki »   Educação » Biografias » Aleijadinho biografia resumida

Aleijadinho biografia resumida

Barroco

Aleijadinho foi um dos principais artistas do período barroco brasileiro, e suas obras encantam desde o século XVIII.

Suposto retrato póstumo de Aleijadinho feita por Euclásio Ventura

Suposto retrato póstumo de Aleijadinho feita por Euclásio Ventura

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho é até hoje considerado por muitos um dos maiores artistas do período barroco brasileiro, suas esculturas e obras da arquitetura encantaram e encantam os amantes de arte desde o século XVIII.

Aleijadinho nasceu no dia 19 de agosto de 1730 em Vila Rica (atual Outro Preto), e desde criança ele já mostrava que tinha o dom para a arte, além disso ele era filho de Manuel Francisco Lisboa um respeitado mestre de obras e arquiteto português, que também gostava de entalhar o que acabou influenciando seu filho. Alguns acreditam que ele na verdade não existiu e que ele foi apenas uma invenção do governo de Getúlio Vargas.

Em suas obras o artista utilizava diversos tipos de matérias, entre eles a madeira, a pedra-sabão (matéria-prima brasileira), além de misturar vários estilos barrocos (rococó e estilos clássico e gótico).

Obras de aleijadinho

Carregamento da Cruz (escultura em madeira) e Profeta Daniel (pedra sabão),
no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)

Aleijadinho acabou adoecendo muito cedo, aos 40 anos. Pouco se sabe sobre o que houve, mas muitos acreditam que ele tenha sofrido de lepra e foi por causa da doença que ele acabou recebendo o famoso apelido.

Obras de Aleijadinho

Igreja de Nossa Senhora do Carmo;

Igreja de São Francisco de Assis (dada como um dos maiores feitos de Aleijadinho. Ele talhou, esculpiu e ornamentou a parte interna da igreja);

Igreja São Francisco de Assis.

Igreja São Francisco de Assis.

Palácio dos Governadores;

Igreja de São Francisco de Paula (imagem do padroeiro);

Uma obra muito conhecida de Aleijadinho foi “Os Passos da Paixão”, que foram esculturas em madeira feitas por ele e pintadas por Ataíde, representando o calvário de Cristo. Outra obra famosa é “Os Doze Profetas” que foi esculpida por ele com a ajuda de escravos e com instrumentos amarrados no pulso.

Infelizmente, um artista tão importante para a história do nosso país acabou morrendo doente e abandona em 18 de novembro de 1814 e sua obra só foi reconhecida após sua morte.

3.00 avg. rating (69% score) - 1 vote

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas