Você está em: Clikaki »   Saúde » Alimentos que combatem o colesterol ruim e a pressão alta

Data de publicadaPublicado em e atualizado em 12 de outubro de 2010 às 18:09
Autor Por: Ricardo Peroto

Alimentos que combatem o colesterol ruim e a pressão alta

Confira a primeira parte do especial Clikaki sobre alimentos que melhoram a sua saúde.

Parte I
Eles combatem o colesterol ruim, fortalecem e melhoram a sua saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, fatores hereditários ou genéticos e a falta de exercícios físicos contribuem para o aumento do colesterol ruim (LDL). Mas a probabilidade de isso acontecer por causa da alimentação inadequada é bem maior. Pensando na saúde como um todo, selecionamos alguns alimentos que, além de combaterem o colesterol ruim, também aumentam os níveis de HDL. Vejam quais são e porque devem ser incluídos no seu cardápio e em seu cotidiano:

Alho
Alimentos que combatem o colesterol ruim, pressão alta e melhoram a saúdePor conter uma substância chamada alicina – que se forma somente quando é amassado – o alho combate os níveis de colesterol ruim e controla a pressão alta, reduzindo o risco do temido infarto.
O alho também ajuda a diminuir a incidência de derrames cerebrais e protege contra gripes, resfriados e doenças infecciosas. Acredita-se que seu consumo diário ajuda a prevenir o câncer de colo de útero, pulmão e o câncer de pele.

1 por dia é essencial.
Segundo nutricionistas respeitados, é preciso ingerir, no mínimo, 1 dente de alho cru por dia para aproveitar seus benefícios ao máximo para a saúde. (Só não pode esquecer de escovar os dentes)

 

Brócolis
Alimentos que combatem o colesterol ruim, pressão alta e melhoram a saúde - BrócolisTem substâncias capazes de reduzir a pressão alta e combater a formação de placas de gorduras nas artérias. Também ajuda a prevenir alguns tipos de câncer como o de bexiga, mama e próstata. Além do cálcio, que fortalece os ossos e combate a osteoporose, esse alimento ainda possui grande quantidade de vitamina C.

Diminui consideravelmente a pressão alta.
Para se obter os benefícios do brócolis, procure come-lo três vezes por semana. Podem ser usados em saladas, cozidos ou crus em sopas.

 

Aveia
Alimentos que combatem o colesterol ruim, pressão alta e melhoram a saúde - AvéiaExcelente desentupido de artérias. Isso porque as moléculas de fibra de aveia dissolvem as gorduras ruins, que entopem as paredes internas das artérias e aumentam os níveis de LDL. Assim, protege a saúde do coração, principalmente contra infartos. Também é bastante indicada para diabéticos, pois suas fibras se misturam ao açúcar dos alimentos, fazendo com que ele demore mais tempo para cair na corrente sanguinea.

Realiza limpeza nas artérias
Além de fonte de fibras, a aveia tem cálcio, ferro e proteínas, que melhoram o funcionamento do intestino, aliviando a prisão de ventre.

 

Abacate
Alimentos que combatem o colesterol ruim, pressão alta e melhoram a saúde - AvéiaÉ rico em gorduras monoinsaturadas, que são boas, pois não entopem as artérias do coração e diminuem o colesterol ruim. Ele também equilibra as taxas de açúcar no sangue e aumenta as defesas do organismo, atuando contra infecções e o aparecimento de tumores. Como tem grande quantidade de potássio, fortalece ossos, nervos e músculos. A única restrição é que, por ser calórico, pessoas acima do peso não deve exagerar no consumo.

Combate placas de gordura.
O consumo de abacate ajuda a manter e aumentar os níveis do colesterol bom (HDL), que previne a formação de placas de gordura.

Continue lendo a série de artigos de alimentos que melhoram a saúde e diminuem o colesterol ruim, parte II.

Avalie e compartilhe este artigo:

Alimentos que combatem o colesterol ruim e a pressão alta
1 voto, média de votos: 5.00 (pontuação: 96%)

Deixe o seu comentário


Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |