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Alimentos que parecem saudáveis, mas que podem estragar sua dieta

Cuidado

Alguns alimentos considerados bons para dietas, nem sempre são tão eficazes assim, confira aqui alguns que podem acabar atrapalhando sua dieta.

Sempre ao se começar uma dieta, as pessoas tem o costume de considerar os alimentos mais leves como os saudáveis, é claro que a maioria deles fazem muito bem a saúde, visto que eles contém fibras que ajudam a regular o intestino e aumentam a saciedade. Mesmo assim é bom ficar esperto com alguns alimentos, pois se ingeridos em excesso eles podem até mesmo causar um aumento de peso ao invés da perda.

Um exemplo bem comum é o do suco de laranja, muitas pessoas em uma dieta estão acostumadas a tomar desse suco ou até mesmo consumir a fruta in natura, porém algumas por falta de informação consomem a laranja de maneira exagera só por se trata de “uma fruta”, porém o que eles não sabem é que se trata de uma fruta calórica que se não consumida da maneira certa pode ser mais calórica que o lanche consumido fora do regime. Conheça outros exemplos de comidas que podem estar estragando a sua dieta.

Azeite

Apesar de trazer diversos benefícios a saúde, o azeita é rico em calorias, muitas pessoas acabam colocando azeite em todas as refeições e em grande quantidade, isso acaba fazendo com que esse alimento passe a ser super calórico deixando os pontos positivos de lado.

O azeite é rico em gordura, por isso tome cuidado.

O azeite é rico em gordura, por isso tome cuidado.

Proteína de soja

Esse é um dos alimentos que mais causam confusão nas pessoas que estão em dieta. Muitos começam a comer soja pensando ser pouco calórica e muita saudável. Porém na realidade, ela tem sim calorias e do pior tipo, no quesito saudável ela também desaponta um pouco, já que não acrescenta muitas vitaminas e minerais como as outras fontes protéicas. Ela também conta com elementos limitantes, que vão prejudicar a absorção dos aminoácidos. Uma dica é substituir a soja por carnes brancas, já que possuem quantidade semelhantes de calorias e muito mais vitaminas e minerais.

Prefira substituir a soja por carne branca.

Procure substituir a soja por carne branca.

Granola

Muitos vão dizer que a granola não é calórica, fique sabendo que eles estão enganados, uma porção de 4 colheres de sopa equivalem a um pão francês, por isso seu consumo deve ser dosado. Se consumido na quantidade certa ele só trará benefícios, pois é rico em fibras, diminui a fome e regula o intestino, para completar é uma excelente fonte de vitaminas e minerais.

Cuidado com as calorias da granola, 4 colheres de sopa equivalem a um pão francês

Cuidado com as calorias da granola, 4 colheres de sopa equivalem a um pão francês

Comida japonesa

Escolhendo o prato certo não tem problema. Sempre que for comer prefira o sashimi, em quantidade que cubra uma palma de mão. Procure se esquivar do arroz, pois ele contém açúcar na produção, gengibre em conserva, e frituras como harumaki e tempura. Evite também o shoyu, que contem muito sódio e glutamato monossódico, além de conter agentes cancerígenos e é de difícil metabolização.

Se for pedir alguma prefira o sashimi.

Se for pedir alguma prefira o sashimi.

Refrigerante

Até mesmo os diet e light? Sim, pois elas contém calorias vazias (puro açúcar) e são bebidas carbonatadas, por isso elas causam flatulência, retenção hídrica, favorecem a deposição de gordura e são de difícil digestão. Se a vontade de beber for tanta procure consumi-las nos finais de semana, durante a semana procure consumir suco de frutas.

Tente beber refrigerante apenas nos finais de semana.

Tome cuidado com produtos light e diet, principalmente com o refrigerante.

Barras de cereais

Muitos nutricionistas não recomendam o consumo de barras de cereais por conterem muitos conservantes, espessantes, estabilizantes e corantes. Se for consumir alguma barrinha prefira as orgânicas, com frutas secas de baixa caloria, sempre que for comprar algumas procure ler com atenção os ingredientes e a quantidade de sódio e gordura. Os pontos positivos das barras não são tão bons, pois as fibras, vitaminas e minerais, podem ser facilmente encontrados em frutas e verduras.

Não são muito recomendados por conterem conservantes, espessantes, estabilizantes e corantes.

Não são muito recomendados por conterem conservantes, espessantes, estabilizantes e corantes.

Alimentos integrais

As calorias entre a versão tradicional e a integral são quase a mesma ou até mesmo um pouco mais, por isso não coma alimentos integrais em excesso.. Muitos acham que os alimentos integrais ajudam a emagrecer por terem poucas calorias. Na verdade eles são colocados nas dietas por conterem um teor maior de fibras, isso mantém a pessoas saciada por mais tempo, fazendo com que a pessoa coma menos.

Possuem o mesmo tanto ou até mais calorias que a versão normal, por isso não exagere.

Possuem o mesmo tanto ou até mais calorias que a versão normal, por isso não exagere.

 

Iogurte

Se você consome iogurte vendido nos supermercados é melhor para, pois é apenas bebida láctea, com corante artificial para deixar no tom, bastante gordura para ficar cremosa e muita açúcar, além disso não possuem a quantidade bactérias probióticas que o organismo precisa. Porém, o iogurte natural, com corantes naturais, com pouco açúcar e sem gorduras é um excelente doce para quem está de dieta.

Iogurte só se for o natural, nada de versão comprada no supermercado

Iogurte só se for o natural, nada de versão comprada no supermercado.

Outros alimentos que você deve ter cuidado na hora de comer são: suco de caixinha (incluindo os de soja), chocolate diet, sopas industrializadas, bebidas esportivas, peru, empanados de frango, bisnaguinha e atum enlatado.

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