Você está em: Clikaki »   Saúde » Alimentação » Alimentos que podem manchar os dentes

Alimentos que podem manchar os dentes

higiene bucal

Alimentos ricos em ácido e com pigmentação excessiva como o café e o limão podem manchar nossos dentes.

sorrisso-amarelo

O tecido que determina a coloração dos nossos dentes é a dentina, ela se localiza logo abaixo do esmalte dental, que por sua vez é a primeira camada externa do dente responsável pela proteção. Manter os dentes sempre branquinhos é uma tarefa bem difícil, apesar de muitos pensarem que os dentes amarelados ou manchados são resultados de uma má escovação, o problema pode estar em outro lugar.

Um dos causadores dos dentes manchados ou amarelados são os alimentos que ingerimos, principalmente os que possuem a pigmentação excessiva, como no caso do café e do suco de uva. Outro tipo de alimento que proporciona este problema são os que contém muito ácido na sua composição, como as frutas cítricas e as bebidas alcoólicas. O consumo frequente dessas comidas e bebidas aliados a higienização incorreta dos dentes, provavelmente irão deixar seus dentes manchados ou amarelados.

Alimentos que causam manchas devido à pigmentação

Devido a sua alta pigmentação o suco de uva pode manchar os dentes.

Devido a sua alta pigmentação o suco de uva pode manchar os dentes.

O esmalte do nosso dente é poroso, por isso quando ingerimos alimentos que possuem muita pigmentação, eles podem acabar ficando manchados. Dentres os diversos alimentos com alta pigmentação vale a pena destacar: o café, o chá, o açaí, a beterraba, o catchup, o vinho tinto, o molho de soja (shoyo), o mirtilo (blueberry), o suco de uva e o refrigerante.

Alimentos que causam manchas devido à acidez

Os alimentos ricos em ácidos se consumidos com fequência danificam o esmalte do dente, fazendo com que a captação de pigmentos se torne mais fácil. Não precisa parar de comer alimentos ácidos com medo de que o esmalte de seus dentes acabe, pois a nossa saliva repara os danos causados, através da remineralização, devolvendo minerais como o cálcio, fosfato e flúor ao dente.

O abacaxi é rico em ácidos e seu consumo excessivo pode causar manchas nos dentes.

O abacaxi é rico em ácidos e seu consumo excessivo pode causar manchas nos dentes.

Alguns alimentos que contém muito ácido na sua composição são, o limão, o kiwi, a laranja, o abacaxi, a mexerica e bebidas alcoólicas. Algumas vitaminas efervescentes também são ricas em ácidos.

O que fazer após o consumo desses alimentos

A primeira coisa que se deve fazer é um bochecho com água. Depois escove os dentes por cerca de 10 a 20 minutos. Além disso o cuidado diário dos dentes é essencial, por isso sempre escove os dentes após cada refeição. Outra dica é visitar o dentista de seis em seis meses, para que ele possa realizar uma limpeza dental, que ajudará a prevenir o aparecimento de manchas nos dentes. Além disso, abandonar o vício do cigarro é essencial para quem quer ter dentes brancos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas