Você está em: Clikaki »   Saúde » Aprenda a se proteger das Queimaduras

Aprenda a se proteger das Queimaduras

Aprenda quais são as diferenças entre as queimaduras de 1º, 2º e 3º grau e como se proteger delas.

Queimaduras

Não é muito raro ocorrer queimaduras em locais de trabalho ou domésticos. Como se pode defini-la?

As queimaduras são lesões de diversas extensões, profundidade sofridas pelos tecidos quase sempre causadas pela ação do calor, que pode atuar por contato direto ou em forma de radiação.

Quais são suas possíveis causas?

Existem uma ampla variedade de agentes, que, ao entrar em contato com o corpo podem produzir queimaduras. Entre os agentes térmicos encontra-se o fogo, a água e outros líquidos em altas temperaturas e o vapor. Existem também queimaduras provocadas por substâncias químicas, por radiações solares ou por diversas substâncias radioativas e pela eletricidade.

Como age o calor excessivo sobre os tecidos do organismo?

Atua sobre as células que ocompõem e sobre os vasos sanguíneos, gerando lesões de várias gravidades de acordo com o grau de calor e tempo de exposição a este. Influencia também o estado da pele, que depende de vários fatores, entre eles, a região atingida (palma da mão e as plantas do pés são mais resistentes) e a idade (a pele da criança é mais sensível que a dos adultos).

Com frequencia diz-se, das partes que se acidentaram referindo-se a um grau de queimadura. O que isso indica?

O grau de queimadura indica sua intensidade e seu prognóstico. Distinguem-se queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau.

Em que consistem as queimaduras de primeiro grau?

As queimaduras de primeiro grau caracterizam-se por um avermelhamento e uma ligeira inchação da área queimada devido a vasodilatação provocada pelo calor. São as menos graves, e se não alcançam uma extensão que provoque problemas gerais, seus sintomas desaperecem espontaneamente em pouco tempo. Um exemplo típico de quemadura de primeiro grau é a exposição excessiva aos raios solares.

Quando se considera que uma queimadura é de segundo grau?

Quando além do avermelhamento da parte lesionada, aparecem bolhas geradas pela saída de plasma ou parte líquida do sangue dos vasos, gerados pela ação do calor. São de média gravidade, a não ser que se extendam por grande parte da superfície corporal. Neste caso, pode resultar alterado o estado geral do organismo.

As de terceiro grau são mais graves?

Assim; são mais profundas e mais graves. O prolongado contato com a fonte de calor destrói as células da parte afetada, que fica coberta pela chmada escara ou placa de tecido desvitalizado. Depois da queda da escara, forma-se lentamente uma cicatriz que normalmente gera graves alterações estéticas e funcionais.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas