Você está em: Clikaki »   Atualidades » Aquecedor Solar Reciclável

Aquecedor Solar Reciclável

Todos sabem que o sol é uma fonte inesgotável de energia, mas o custo da tecnologia para transformar raios solares em eletricidade, e água quente, era inacessível para a maioria das famílias brasileiras. Houve então a necessidade de desenvolver uma tecnologia simples e barata de construção de um sistema de aquecimento solar de água, adequado a casas no campo ou na cidade.

Aquecedor Solar ReciclávelTodos sabem que o sol é uma fonte inesgotável de energia, mas o custo da tecnologia para transformar raios solares em eletricidade, e água quente, era inacessível para a maioria das famílias brasileiras. Houve então a necessidade de desenvolver uma tecnologia simples e barata de construção de um sistema de aquecimento solar de água, adequado a casas no campo ou na cidade. Um sistema ainda que se paga em poucos meses, só pela economia na conta de luz. E o melhor: sendo possível construí-lo no modo “faça você mesmo” com materiais recicláveis que são encontrados facilmente. O Brasil perde um valor de oito bilhões de reais por ano por não reciclar o lixo urbano. São 245 mil toneladas de resíduos produzidos diariamente, com um índice de reaproveitamento de apenas 8%. Esse projeto é uma forma de recuperar dinheiro e de defender o meio ambiente buscando difundir esta forma mais ecológica de produção de energia. Diariamente o sol transmite uma grande quantidade de energia através das ondas eletromagnéticas, e é essa energia que gera todos os processos naturais, como a fotossíntese que combina energia luminosa do sol com o dióxido de carbono da atmosfera para armazenar energia nas plantas em forma de hidrocarbonos.

O aquecimento de água para fins pessoais é um dos grandes problemas atuais de energia que o Brasil está enfrentando, ou seja, o chuveiro elétrico é considerado o vilão no consumo de energia elétrica. Só para se ter uma idéia, 67,6% dos domicílios possuem chuveiro elétrico, totalizando 18 milhões de unidades. O Brasil é um dos poucos países que ainda utilizam o chuveiro elétrico para o aquecimento de água. Nos países do primeiro mundo, o uso da energia solar está completamente difundido, totalizando mais de 80% das residências, tanto para aquecimento quanto para geração de energia elétrica. O papel do governo é fundamental para divulgar o uso da energia solar como também a conscientização da população quanto às vantagens dessa energia abundante que é o sol. Com relação ao custo de uma instalação de aquecimento solar, houve uma queda considerável nos últimos anos. Atualmente, possuir esse tipo de aquecimento não é privilégio apenas das classes altas, também a classe média já é favorecida, o que torna o aquecimento solar uma tendência a crescer praticamente em todas as camadas sociais.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Everaldo comentou:

Estou no segundo semestre de eletrotécnico e ouvi falar em aquecedor solar,achei interessante e estou montando um em minha casa,mas tenho duvida as caixa de leite fica solta dentro dos pet ou é colada.

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas