Você está em: Clikaki »   Saúde » As camadas da pele

As camadas da pele

Na epiderme se distinguem claramente uma capa superficial e uma camada profunda. A primeira é formada por células mortas e queratinizadas, que se endurecem devido ao contato com o meio externo. Esta camada, denominada córnea pela sua aparência, confere à epiderme sua proteção mecânica diante dos germes e outros agentes externos... Veja mais sobre as camadas da pele

As Camadas da Pele

As camadas da pele

Na epiderme se distinguem claramente uma capa superficial e uma camada profunda. A primeira é formada por células mortas e queratinizadas, que se endurecem devido ao contato com o meio externo. Esta camada, denominada córnea pela sua aparência, confere à epiderme sua proteção mecânica diante dos germes e outros agentes externos. A camada profunda é formada por células vivas que se convertem em células córneas superficiais à medida que estas se desprendem da superfície cutânea. Devido à constante multiplicação de células na camada profunda de epiderme e sua espessura constante, a pele mantém sua espessura constante, apesar do contínuo contato a que está submetida.

A derme está localizada imediatamente abaixo da epiderme e sua principal função é a nutrição e sustentação. É formada essencialmente por fibras colágenas e fibras elásticas, encontrando-se nela várias terminações nervosas que assessoram as funções sensórias, vasomotoras e secretoras.

A hipoderme ou camada profunda da pele se localiza abaixo da derme e se constitui por tecidos adiposos e alguns feixes de grandes fibras. Este panículo adiposo contribui para o isolamento térmico do organismo e a proteção contra golpes e contusões. As matérias gordurosas que se encontram na hipoderme constituem as reservas de energia do organismo.

Camadas da pele

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas