Você está em: Clikaki »   Atualidades » Meio Ambiente » Aves ameaçadas de extinção no Brasil

Data de publicadaPublicado em e atualizado em 30 de outubro de 2013 às 18:13
Autor Por: Guilherme

Aves ameaçadas de extinção no Brasil

Conheça a lista das aves e passarinhos que correm risco de extinção no Brasil em 2011.

Definindo extinção:

Sei que deve saber, mas a infeliz da extinção é quando não sobra nenhum da espécie pra contar a história. Não importa se é planta, pássaro, crustáceo ou até uma pedra preciosa, se foi o último indivíduo da espécie a morrer, quebrar, virar cinzas, pronto… Mais um extinto do Universo.

Nós seres humanos também seremos extintos um se dia se continuarmos a tratar do nosso planeta da forma ridícula como tratamos hoje.

Falando dos animais, principalmente aqui no Brasil, que é o tema desse artigo, são 17 ao todo o número dos que estão correndo perigo de sumirem do mapa.

A lista vermelha:

A (IUCN) Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais das espécies ameaçadas, é por onde tiramos a base de todos as aves ameaçadas de extinção por aqui. Essa lista contém detalhadamente a conservação de várias espécies de plantas, animais, fungos e protistas.

Nesse ano de 2011, a lista das aves brasileiras que correm perigo é essa daqui:

Anodorhynchus glaucus (Glaucous Macaw)

Arara-Azul-extinçãoA Arara Azul é um animal da classe das aves e aparece como um animal criticamente em perigo de extinção, tanto que no ano de 1994 esse animal já era dado com extinto, mas depois de alguns anos ele voltou a dar as caras.

Ela é criada em cativeiro visto que os da sua espécie são pouquíssimos. Existem propostas de financiamento para que possam voltar com esse animal em estado selvagem, mas até agora sem sucesso.

Qualquer população remanescente desse animal é considerada minúscula, já que faltam dados confirmados desde 1960.

Antilophia bokermanni (Araripe Manakin)

Antilophia-bokermanni-extinçãoO Soldadinho-do-araripe é outro passarinho que habita a lista de animais que podem ficar extintos. Na escala, está como a Arara Azul: criticamente em perigo de extinção. Está nessa lista desde o ano 2000 e continua infelizmente até hoje.

No ano de 2006, a população estimada era de 800 indivíduos com base de dois anos consecutivos de censo.

A espécie começou a aparecer na lista em 1998 desde que encontradas nos municípios de Crato, Barbalha e Missão Velha, todas cidades da escosta do nordeste, na Chapada do Araripe, sul do Ceará.

Calyptura cristata (Kinglet Calyptura)

Tietê-de-coroaTietê-de-coroa pode ser classificado como criticamente em perigo porque sua pequena população, conhecida por apenas uma localidade na década de 90, ficou quase 100 anos de registro confirmado.

Acontece que essa ave se recusa a extinção. Apesar de não ser o seu habitat natural, essa ave vive em uma área restrita ao norte do Rio de Janeiro. Apesar de vários rumores e relato sobre a aparição dessa espécie no século 19, não foram registrados nenhum evento durante o século 20 até que foram observadas na Serra dos Órgãos em outubro de 1996.Foram feitas buscas na Reserva Ecológica Guapiaçu, a área de Teresópolis  e localidades próximas, mas nada foi constatado.

Desde 1996, depois de 100 anos, que foram vistas pela última vez, se existir 50 indivíduos da espécie é muito. Na foto acima é um empalhado, talvez nem seja um original.

Celeus obrieni (Kaempfer’s Woodpecker)

Pica-Pau-do-ParnaíbaContinuando com a lista de espécies de animais praticamente extintos no Brasil, o Pica Pau do Parnaíba é mais um pássaro que corre esse sério perigo.

Depois de quase 80 anos sem aparecer, o Pica Pau do Parnaíba voltou a ser relatado em vários locais através de uma grande escala. As esperanças para esse animal são boas, é provável que daqui uns anos ela até melhore sua classificação na lista vermelha, mas por precaução é bom manter uma estimativa assim já que possui uma população extremamente pequena.

Desde 2007, a população está entre 50-250 indivíduos maduros. Se encontra em criticamente em perigo de exticão.

Claravis godefrida (Purple-winged Ground-dove)

pararu-espelhoO Paruru, Pomba-espelho ou ainda Pararu-espelho é uma ave que se encontra criticamente em perigo de extinção. Essa espécie é muito rara.

Faltam muitos registros na última década da população desse animal e deve-se imaginar que continua em declínio o número deles devido à contínua perda de habitat natural. Essa é a razão por ser listada como criticamente em perigo de extinção. Está na lista desde o ano de 2004.

A população é estimada em menos de 250 indivíduos com base no fato que houve apenas um pequeno número de avistamento dessa espécie nos últimos 20 anos. E ainda sim, sempre que foram vistos, nunca foram em bando de mais de 5 indivíduos (historicamente, bandos de 100 indivíduos foram relatados).

Columbina cyanopis (Blue-eyed Ground-dove)

Columbina cyanopis rolinha do planaltoÉ protegido pelas leis aqui do nosso país e possui várias ocorrências na Serra das Araras. Os parques nacionais daqui abrangem áreas relativamente grandes de habitats de prados aptos do cerrado, local de onde sobrevêm as Rolinhas-Brasileiras ou Rolinha-do-Planalto.

Devido a diminuição do Cerrado, a população dessa outra ave brasileira tende a diminuir cada vez mais. Já não possui muito, logo não existirão mais. População está estimada entre 50-249 índividuos.

Não se sabe o porque que estão em estado crítico de extinção, visto que a até recentemente, seu habitat era grande, a principal teoria é mesmo a diminuição do Cerrado.

Conothraupis mesoleuca (Cone-billed Tanager)

Tie-bicudoEstava dada como extinta até o ano de 2004 quando  foi encontrada novamente, por acaso, no Parque Nacional das Emas e desde então tem sido encontrada ao longo do Alto Rio Juruena. Na mesma semana em que foi encontrado o macho, também foi visto uma fêmea, algo que nunca tinha acontecido entre os pesquisadores. Embora esses fatos tenham ocorrido, não é difícil de imaginar que a população da espécie é acentuadamente pequena e por essa razão que a espécie se encontra Critically Endangered, criticamente em perigo de extinção.

O tiê-bicudo, é negrinho com aquele brilho verde, sabe? No meio do peito e a barriga são brancos, a parte de dentro da asa também é branca sem esquecer-se do bico.  Os pés são pretos.

Falando em números, é bastante improvável que a população seja inferior a 50 indivíduos. Só no Alto Rio Juruena, no Mato Grosso, a população chega a ser de mais ou menos 100 indivíduos. Por precaução os números variam de 59-249 espécies maduros, mas o trabalho de campo ainda pode muito bem mostrar que há mais do que isso, felizmente.

Cyanopsitta spixii (Spix’s Macaw)

Ararinha-azulVeja só que ave linda que é a Ararinha-Azul! Embora existam vários cativeiros que existam esses animais, o último indivíduo conhecido na natureza desapareceu no final de 2000, e assim se tornou extinta, principalmente como resultado da captura para o comércio, mais a perda de seu habitat. No entando, ainda não pode ser presumido que a espécie está extinta da natureza até que todas as áreas potenciais de seu habitat forem cuidadosamente pesquisadas.

Qualquer população remanescente é provável que seja muito pequena, e por isso ela é tratada e classificada como Criticamente em Perigo de Extinção, mas lembre-se é possível que esse animal já esteja extinto.

O Parque Nacional da Serra da Capivara é um desses locais, e ainda fornece alguma esperança as espécie que possam existir por lá.

Eleoscytalopus psychopompus (Bahia Tapaculo)

Macuqinho-baianoO Macuquinho-baiano foi recentemente descoberto e hoje a ocorrência desse animal é entre 15 a 200 metros em uma área muito restrita do estado da Bahia, entre o Rio Jequitinhonha e o Rio Jequiriça. Vem sofrendo perca de seu habitat e essa é uma das razões do Macuquinho-baiano estar nessa situação. No entanto, recentemente, tem sido encontrado em mais quatro municípios, e conseqüentemente, se a população aumentou, pode levar a sua desclassificação do Criticamente em Perigo de extinção.

Em 2006 foi feito um senso para ter uma noção da população estimada dessa espécie e chegou-se a conclusão que no município de Una, o número ficou entre 64-68 pares, média de 125 indivíduos, mas desde que foram registrados em novos locais, bem como no habitat antigo, mesmo que degradado, a tendência é um aumento na população total em um futuro próximo.

Leptodon forbesi (White-collared Kite)

Gavião do pescoço brancoO belo Gavião de pescoço branco, nativo do nerdeste brasileiro, com maior população em Pernambuco também faz parte da lista das aves ameaçadas em extinção. Sua população é extremamente pequena e sabe-se que em sete locais dentro de um pequeno território estão espalhadas essas aves, mas são muito fragmentadas.

Trabalhos de pesquisas realizadas nos estados de Alagoas e de Pernambuco registraram 21 pares e estimam uma população total de 50 pares, totalizando mais ou menos 100 indivíduos adultos. A pesquisa foi realizada em 2007 e o animal se encontra Criticamente em Perigo desde o ano 2000.

Pouco se sabe sobre o Gavião do pescoço branco, aparentemente habita florestas úmidas em altitudes de até 600 metros, mas não há muitos dados sobre sua alimentação e reprodução.

A lista é extensa, em breve novos animais serão adicionados aqui.

Avalie e compartilhe este artigo:

Aves ameaçadas de extinção no Brasil
2 votos, média de votos: 5.00 (pontuação: 97%)
publicidade

Comentários

gisele miranda comentou:

eu adorei ver estas aves e uma pena q elas estegem ameacadas de estincao,se as pessoas pensacem melhor saberiam q acabando com as aves estam acabando com o mundo.

Responder
lol comentou:

achei muito massa esse artigo pois aborda de um tema muito comum no brasil a extinção que ocorre em diversos tipos de animais e suas classes ( mamíferos,aves, anfíbios entre outros )

Responder
luan indio de castro ferreira comentou:

eu amei a arara azul fofa demais
!!!!!!

Responder
amanda teodoro comentou:

nossa quantas aves ha em extinçao…:(

Responder
Carlos Humberto Pereira comentou:

Foi feita uma tremenda confusão com a arara-azul neste artigo. a Anodorhynchus glaucus ( arara-azul-pequena), que se referiu acima, está extinta na natureza desde o final do século XlX, e em cativeiro o último exemplar morreu nos anos de 1910.Existe ainda a Anodorhyncus leari( arara-azul-de-lear), que está em estado de criticamente em perigo de extinção, mas melhorou seu status e deve passar ao status de perigo de extinção em breve, e existe na natureza na região do raso da Catarina no interior baiano, e a Anodorhyncus hyacinthinus ( arara-azul-grande)que é o exemplar mostrado na foto, que embora esteja listado como ameaçado na categoria vulnerável, está num estado bem mais confortável e pode ser encontrado ainda em muitos lugares no Brasil. E a foto mostrada como a rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis), na verdade é a rolinha caldo-de feijão ( Columbina talpacoti) que é muito comum.

Responder
Manoel comentou:

Não sei é a mesma, mas se for ísto é ótimo. Na minha cidade São Gonçalo, RJ tem muitas rolinhas ainda e inclusive fazem ninho em uma árvore que tenho no quintal. Em contra partida, tem um abatedouro, próximo de minha casa onde vende pomba-rola, aquela que ten uma lista branca no pescoço, e algumas são brancas sobre a qual gostaria de saber se também encontra-se em extinção, sem dúvidas vou fazer as autoridades saberem.
Parabéns pelo site.

Responder
Jeferson comentou:

Eu acho o ser homen o maldito da terra ele além d destruir o mundo dele destrói a casa desses lindas aves por causa d ganancia eu moro numa região canavieira aqui ném s v mais passaros direito falta preservação e consiência porq não planta arvores de fruto para as aves mais não aq tem eles destrói principalmente os usineiros isso é um desabafo

Responder
giovana maria comentou:

Todas essas aves são tão bonitas,pensando nisso poderiamos preservalas para que não entrasem em, extinção,mais se as pessoas que pensaram em fazer isso já é tarde pois ela já estão em extinção.

Responder
nao identificado comentou:

muito legal era disso q eu precisava
q pena q eles estão extintos eram tão lindos
espero q haja salvação p/ isso
bj de mim

Responder
Gabriela comentou:

Eu concordo com o Manoel aqui na minha rua e as vezes no meu quintal aparece umas, a minha colega ainda vai tentar pegar pra matar, fritar e comer eu falo fulano(não vou sitar nomes) não faz isso deicha eles queto viver o tempo que eles tem por enquanto pq depois sobra tudo para os homens que tem coragem de matar umas coisinhas dessas coitadinha delas !! Gostei muito desse site, tem muitas coisas legais aqui !! Adorei dona(o) !! Beijinhos a todos vcs que tbm comentou aqui viuu !!

Responder
giovana maria lopes da silvagh comentou:

achei linda as aves em extinçao como eu adorei e uma mais linda do q a outra quando eu bati o olha no macuquinho eu nao consegui para de olhas sua beleza e seu tamanho mais q aves mais lindas meu pai…. se fosse para fazer um trabalho de escola eu nem sei cual eu esvolheria

Responder
Jucirene Reis comentou:

Nossa é muito triste, saber que muitos animais estão correndo risco de extinção por causa da ganância do proprio homem. Gostaria muito de poder fazer algo para proteger nossos lindos animais.

Responder
Manoel comentou:

Pela foto que vi da rolinha é a mesma que vejo no meu quintal. Muito legal o site, pena que ainda tem peessoas que acham divertido tem pássaros engaiolados.

Responder
larissa felinto comentou:

DEUS É PERFEITO NÃO É? PENSOU EM TUDO,É UM PÁSSARO MAIS LINDO QUE O OUTRO E SE NÃO FOSSE ELES COMO PODERIA NASCER AQUELAS ÁRVORES ONDE O HOMEM NÃO CONSEGUE CHEGAR TA VENDO NÃO DISSE QUE DEUS É PERFEITO…

Responder
Lucineia comentou:

Muito fofos.Fico felíz de saber que sempre tem alguém defendendo essas coisinhas lindas.Obrigada.Valeu.

Responder
graziela comentou:

babadooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Responder
Graziela comentou:

Que lindo, fiquei emocionada! Isso foi íncrível.

Responder
graziela comentou:

issoooooooo foiiiiii emcrivellllllllllllllllllllll

Responder
Alicia's comentou:

Nossa amei só qe naum teim todas as aves né

Responder
Joca comentou:

Nossa, já percebeu que tudo isso é cometido por nós, uma espécie que raciocina? Matando bichinhos tão interessantes e bonitos, assim como o Soldadinho-do-araripe.

NÃO DÁ PARA ACREDITAR

Responder
Fabiany comentou:

Achei legal o texto, mas essa situação podia melhorar.

Responder
Dani comentou:

Que pássaros mais fofos queria ver um de perto awmmmm

Responder
Giovanna comentou:

Se todos nós fizermos nossa parte, teremos um mundo melhor, não um mundo ridículo!

Responder
Maria Carolina comentou:

Muito legal o artigo

Responder
Jérson comentou:

Muito legal a hora que vi a rolinha, me emocionei com sua imagem 100% linda, adorei mesmo.

Obrigado pela colaboração.

Responder

Deixe o seu comentário

Conjuntive – Tipos, Sintomas e Tratamentos

Descubra quanto tempo você já passou jogando League of Legends

Quais as diferenças entre um país capitalista e um socialista

Fotos de desenhos animados para colocar no perfil do Facebook

O que é Vitiligo? – Causas e Tratamento

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |