Você está em: Clikaki »   Tecnologia » Internet » Avião do Facebook que quer levar internet para todos é testado pela primeira vez

Avião do Facebook que quer levar internet para todos é testado pela primeira vez

Inovação

Projeto de avião do Facebook busca levar internet para as mais de 5 bilhões de pessoas na Terra que ainda não possuem acesso a rede

Facebook quer levar internet para o mundo todo (FOTO: REPRODUÇÃO/ FACEBOOK)

Facebook quer levar internet para o mundo todo (Foto: Reprodução/ Facebook)

Nesta quinta-feira (26/03), o Facebook anunciou que o primeiro teste do seu avião que irá levar banda larga para quem está na Terra foi um sucesso. Esse projeto faz parte da iniciativa Internet.org, e busca levar internet aos 5 bilhões de pessoas no planeta que ainda não possuem acesso. Além do Facebook, a Samsung e a Qualcomm, são outras empresas que fazem parte da inciativa.

De acordo com Mark Zuckerberg, criador e CEO da rede social, o avião não tripulado foi desenvolvido pelo próprio Facebook e é capaz de ficar meses no céu em uma altitude próxima aos 60 mil pés. Para se manter carregado, o avião terá painéis solares que iram dar a energia necessária. Sua envergadura é maior que o de um Boeing 737, porém seu peso é menor que de um caro.

Esse é o projeto mais ousado do Internet.org, que nos último ano já vem testando diversas alterinativas para prover internet para quem ainda não têm. Diversos teste gratuitos foram feitos na Zâmbia, Quênia, Colômbia e Filipinas.

O Facebook não é a única empresa que está utilizando os céus como fonte de conexão com a internet, o Google também vem testando pelos útilmos dois anos usar balões estratosférios para prover internet gratuita. O projeto foi batizado de Project Loon, e já teve testes feitos até mesmo no Brasil.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas