Benefícios das atividades físicas para um diabético

Gostou? Seja +1!

Categoria: Dicas
Postado em:
Home » Dicas » Benefícios das atividades físicas para um diabético





Benefícios das atividades físicas para um diabético

A diabete é um distúrbio causado pela falta absoluta ou relativa de insulina no organismo. Existem tratamentos a base de medicamentos como os metforminas e antiabetogênicos que atuam no metabolismo da glicose e, também, a própria insulina.

DiabéticosPorém, um estudo realizado em uma universidade da Louisiana, nos Estados Unidos, comprovou que a prática de musculação, aliada a atividades de respiração, como a corrida, pode auxiliar também no tratamento da diabete. A musculação trabalharia mais o neuro-muscular e a respiração a parte cardiovascular, que também é um tanto quanto comprometida em um diabético.

Para os especialistas, a atividade física ajuda no tratamento da diabete. Mas, o  importante é seguir aquela máxima: “É melhor prevenir do que remediar”.

Os benefícios de realizar essas atividades talvez seja mais acentuado naqueles que “por opção” não se cuidaram e se tornaram diabéticos do tipo 2. Aqueles que deixaram de fazer exercícios físicos e deixaram de lado uma alimentação adequada.

Sintomas do diabete tipo 2:

- formigamento nos pés;
- alteração visual;
- dificuldade na cicatrização de feridas;
- furúnculos;
- infecções frequentes;

Ainda sim, não se deve exagerar nos exercícios. Diabético ou não, a pessoa que realiza muito esforço físico pode eventualmente ter alguma contusão.

É importante que o profissional esteja próximo, acompanhando o tratamento e que também tenha um contato com uma equipe multidisciplinar, como um nutricionista e o médico do paciente, para que essa ação seja eficaz no controle da doença.

A única forma de prevenção da diabete é ter atitudes e hábitos saudáveis.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes