Você está em: Clikaki »   Saúde » Alimentação » Benefícios do leite e seus derivados à saúde

Benefícios do leite e seus derivados à saúde

Cálcio

O leite e seus derivados são alimentos comuns do brasileiro, eles trazem diversos benefícios a nossa saúde e podem até mesmo ajudar no emagrecimento.

O leite e seus derivados trazem muitos benefícios a saúde e podem até mesmo te ajudar a emagrecer

O leite e seus derivados trazem muitos benefícios a saúde e podem até mesmo te ajudar a emagrecer

O leite é conhecido como a principal fonte de cálcio da nossa alimentação e pelos benefícios que ele traz para a saúde dos ossos, prevenindo a osteoporose, mas ele também ajuda a cuidar dos músculos, pele, cabelo e unhas, já que é uma excelente fonte de proteínas.

O indicado para um adulto jovem é tomar 3 porções de leite ou de seus derivados diariamente, cada porção equivale a 1 copo (200ml) de leite, 1 pote (200g) de iogurte ou 1 fatia grossa (50g) de queijo de minas.

Mais benefícios

Tanto o leite fermentado quanto o iogurte possuem os mesmo nutrientes do leite, porém eles contêm um bônus: estão repletos de bactérias benéficas que equilibram a flora intestinal, combatendo prisão de ventre, melhorando a digestão e ajudando na recuperação após diarreias. Além disso, contam também com micro-organismos vivos que colaboram com a saúde, sendo considerados como alimentos probióticos.

O leite é uma das nossas principais fontes de cálcio

O leite é uma de nossas principais fontes de cálcio

As bactérias presentes nesses alimentos também impedem a fixação de micro-organismos que causam doenças no intestino. Fortalecendo assim o sistema imunológico e defendendo os órgãos contra infecções.

Ajuda a perder peso

Outra substância presente no leite muito boa para nossa saúde são os laticínios. Eles ajudam na formação e manutenção da massa magra do corpo juntamente com o cálcio, podendo assim auxiliar na perda de peso, desde que incluso em uma alimentação equilibrada. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, mostrou que o aumento da ingestão de cálcio faz com que as células do corpo armazenem menos gorduras e até estimula a queima dos pneuzinhos.

Quanto mais branco o queijo for melhor

Quanto mais branco o queijo for melhor

Caso você esteja querendo emagrecer, o melhor é escolher leite e iogurte na versão desnatada, pois contém uma quantidade de gorduras bem menor que o tipo integral e oferecem as mesmas doses de cálcio e proteínas. Já o queijo, quanto mais amarelo, mais gordura contém e mais calórico é, por isso prefira os queijos brancos, como a ricota e o queijo minas.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas