Você está em: Clikaki »   Educação » Português » Benefícios do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Data de publicadaPublicado em e atualizado em 27 de março de 2014 às 08:40
Autor Por: Ricardo Peroto

Benefícios do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Unificação

O Novo Acordo Ortográfico é benéfico para as nações que tem como idioma mãe o português. A sua forma escrita será a mesma para todos e trará benefícios estruturais e comerciais.

O Novo Acordo Ortográfico entra em vigor em 2016.

O Novo Acordo Ortográfico entra em vigor em 2016.

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa tem por objetivo unificar a escrita do português nos países que o tem como idioma materno. Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste são os países, que de acordo com a nova ortografia, terão uma única forma de escrever. Futuramente essa reforma trará benefícios de ordem técnica e comercial.

Para se atingir o sucesso em uma carreira profissional, o mínimo que se espera, é que você saiba a forma culta do seu próprio idioma. Pesquisas comprovam que engenheiros, médicos, economistas, contabilistas e administradores que escrevem bem, possuem mais chances de crescerem profissionalmente, ao passo que outros que possuem as mesmas habilidades, mas não manejam bem o idioma tem mais chances de ficar para trás.

Por esses e outros motivos é que nos interessa aprender a dominar bem o nosso idioma e estar por dentro, é claro, do novo acordo ortográfico. O acordo entra em vigor apenas no fim de 2016, mas é bom começarmos a nos adaptar, sabendo o que muda e o que não muda. Uma das mudanças novo acordo ortográfico é a adição das letras “k”, “w” e “y” ao alfabeto. O trema já não é mais necessário e o hífen aparece de vez em quando.

Benefícios da unificação do idioma português.

Um dos benefícios do novo acordo é que facilitará a aprendizagem do idioma. A razão é bem simples: as palavras passam a ficarem mais próximas de tanto daquilo que se lê, como daquilo que se fala.

Existem apenas oito países que falam portugueses como língua oficial: ou eles falam o português brasileiro, ou falam o português de Portugal. Chegar a um consenso quanto a forma de escrever é vantajosa para uma língua falada em quatro continentes por mais de 250 milhões de pessoas. Também, o número de palavras que sofrem alterações, representam apenas cerca de 1,5% em Portugal, ao passo que no Brasil isso representa apenas 0,43% .

De acordo com o escritor e presidente da Comissão de Língua Portuguesa do Ministério da Educação (MEC), Godofredo de Oliveira Neto, os sotaques, a sintaxe e as características lexicais são mantidos. Os regionalismos são respeitados.

O acordo ortográfico parece bom para todos os lados e talvez seja apenas uma questão de tempo para que se torne algo natural.

Avalie e compartilhe este artigo:

Benefícios do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
2 votos, média de votos: 5.00 (pontuação: 97%)
publicidade

Deixe o seu comentário

Quais são as causas da dor de garganta

O que é um quilombo resumo

Conheça os benefícios do suco de limão a saúde

Como acabar com a azia durante a gravidez

Todos os fatalities Mortal Kombat 9 para Xbox 360 e PlayStation 3

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |