Você está em: Clikaki »   Saúde » Alimentação » Benefícios do zinco para a saúde

Benefícios do zinco para a saúde

Mineral

Conheça qual a utilidade do zinco para o nosso organismo, os problemas causados pela falta dele e quais são as melhores fontes.

As nozes e as castanhas são excelentes fontes de zinco.

As nozes e as castanhas são excelentes fontes de zinco.

O zinco é um mineral presente em alguns alimentos que ajuda em diversos aspectos na nossa saúde, ele é essencial para a atividade de mais de 300 enzimas, além disso ele faz parte da formação e da quebra de proteínas, de carboidratos, de lipídios e de ácidos nucleicos.

Alguns apontam o zinco como um fortalecedor do sistema imune e protetor cardiovascular, visto que ele possui um efeito antioxidante que pode retardar  ou até mesmo impedir o aparecimento ou agravamento da aterosclerose (estreitamento ou endurecimento dos vasos sanguíneos).

Falta de zinco

A falta de zinco no nosso corpo provoca distúrbios do sistema imune, consequentemente aumentando o risco de contrair doenças oportunistas, como, por exemplo, a herpes. Outros problemas que podem surgir são: depressão, diarreia, anorexia, perda de cabelo, fadiga, problemas de pele e atraso no crescimento – no caso de crianças.

Porém como tudo em excesso na vida, se você exagerar no zinco problemas como a diminuição da resistência a doenças, oscilações no peso e problemas gástricos podem surgir. Por isso, a quantia diária recomendada é de 8 miligramas (mg) para mulheres e 11 mg para homens.

Boas fontes de zinco

Um fonte acessível e comum de zinco são as carnes.

Um fonte acessível e comum de zinco são as carnes.

O zinco pode ser encontrado nas nozes e castanhas, em todos os tipos de carne, no arroz, no pão integral e em diversos outros alimentos. Esses alimentos são muito comuns na mesa do brasileiro, por isso não é muito difícil alcançar a quantidade diária recomendada.

Outros alimentos que são  excelentes fontes de zinco são: ostras, farelo de aveia, leite integral, feijão e semente de abóbora.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas