Você está em: Clikaki »   Atualidades » Política » Blocos Econômicos Mundiais

Blocos Econômicos Mundiais

Mundo

Os blocos são associações de países que se unem com o objetivo de ampliar as trocas comerciais tanto entre si quanto com outros mercados. Estes São regidos por tratados no caso econômicos entre os países membros podendo ter características diferentes.

Saiba o que são e como são formados os blocos econômicos.

Na economia global a formação dos blocos econômicos, aparece na maioria das vezes com o intuito de promover maior integração comercial.

O que são

Os blocos são associações de países que se unem com o objetivo de ampliar as trocas comerciais tanto entre si quanto com outros mercados.  Estes São regidos por tratados no caso econômicos entre os países membros podendo ter características diferentes.

Características

Mercado comum:

O mercado comum abrange a livre circulação de mercadorias, mão de obra, capitais, leis industriais, financeiras educacionais e ambientais. Tem por objetivo a uniformização de politicas econômicas e monetárias, visando integrar a produção dos membros criando um mercado regional competitivo.

União Aduaneira:

Tem como objetivo criar uma zona de livre comércio com adoção de uma tarifa externa e uma politica comercial comum entre os países-membros, para comércio com outros países.

Zona de livre comércio:

Como o próprio nome já diz, seria o livre comercio de mercadorias e investimentos entre os países membros, limita-se ao âmbito comercial. A zona de livre comércio também visa a gradual eliminação de taxas de importação e tarifas alfandegárias.

Principais blocos econômicos

Os principais blocos econômicos existentes são: Mercosul, União europeia , Apec, Nafta.

Mercosul:


O mercado comum do Sul é o mais importante da América latina, foi criado em 26 de março de 1991, esta associada ao estabelecimento de um conjunto de acordos entre Brasil e argentina, a partir de 1985 (acordos comerciais). Os membros são a argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, e com a aprovação de todos os países integrantes a Venezuela também passará a ser. Já Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru são associados ao Mercosul.

União Europeia:


Conhecida como EU é o mais antigo e bem sucedido bloco econômico, teve origem em 1948 com o Benelux, criado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Tem como característica a zona livre de comercio.

Uma união supranacional politica e econômica com 27 países membros, sendo uma organização com papel politico próprio sobre seus estados membros, combinando os níveis supranacional e institucional.

Apec:

A Apec é a cooperação econômica da Ásia e do pacifico, criada em 1989 objetivando estabelecer zonas de livre comercio entre seus países integrantes (países da Ásia) até 2020.

Seus maiores centros de poder seria Japão e Estados unidos, e China. O comercio realizado por este bloco equivale a 50% do total mundial.

Nafta:


Funciona desde 1994, constituído pelos países, canada, México e estados unidos, é uma zona de livre comercio.

Basicamente tem como finalidade, ampliar horizontes de mercado maximizando a produtividade interna. Tornar o dólar a moeda única em transações comercias com os integrantes da Nafta, porém essa ideia enfrente empecilhos de países como México, pois se teme a perda de identidade.

Outras associações Econômicas:

Asean;

Pacto Andino;

Sadc;

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas