Você está em: Clikaki »   Atualidades » Educação » Brincadeiras entre pais e filhos podem ajudar no desenvolvimento da criança

Data de publicadaPublicado em Autor Por: Ricardo Peroto

Brincadeiras entre pais e filhos podem ajudar no desenvolvimento da criança

Pais e filhos

Atividades e brincadeiras em familia, pode estimular um melhor crescimento para seu filho, descubra como.

É indispensável que os pais compartilhem momento alegres e felizes com seus filhos.

É indispensável que os pais compartilhem momento alegres e felizes com seus filhos. (Foto: Reprodução)

De acordo com psicólogos, divertir-se com seus filhos pode ser o diferencial no desenvolvimento deles.

Você costuma brincar com seus filhos? Com a vida cada vez mais atribulada, muitas pessoas acabam deixando de lado essa prazerosa atividade, que é de extrema importância para as crianças e, inclusive, para a vida dos pais.

Dica da psicóloga..

De acordo com certa psicóloga, especialista em terapia de casal e famílias, e pós-graduada em psicologia social, o brincar, além de desenvolver os pequenos, os educa, pois não é apenas uma atividade que destrai, um passatempo para entretê-los, mas sim um modo de aprender, de experimentar e de se expressar.

Ele possibilita a socialização, o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. É brincando que ela treina para a vida adulta.

A psicóloga clínica Rita Romaro, comenta que além de ser divertido, o brincar faz com que as crianças entre em contato com o seu mundo interno, expressando suas angústias, medos e anseios nas diferentes etapas do seu desenvolvimento.

Criança que não é capaz de brincar, não é capaz de simbolizar e de aprender, prejudicando seu desempenho acadêmico e relacional.

Além disso, brincando com seus filhos você criará um vínculo de muita confiança entre vocês.

Desde cedo…

Os pequenos têm a capacidade de se entreter desde muito cedo, seja com as próprias mãos, ou com as da mãe. Aos poucos ela passa a dar seus gritinhos e interessa-se pelo chocalho. Depois, por aquela brincadeira de esconder o rosto e assim por diante.

Com o tempo, quando a criança começa a engatinhar e a andar, os objetos de interesse passam a ser carinhosos, os animais de estimação e tudo aquilo que tem movimento.

Pais-se-divertindo-com-as-crianças

Brincar entre família aumenta a felicidade da mesma como um todo. (Foto: Reprodução)

E assim acontece ao longo do seu desenvolvimento, possibilitando uma gama de novos jogos, descobertas, estimulando a criatividade. A criança evolui mais nos seis primeiros anos de vida que em qualquer outra fase.

Portanto, é no período pré-escolar que o brinquedo se torna a atividade principal da criança.

Brincadeiras

Jogos, teatrinhos, contar histórias utilizando fantasias (e fazer a criança contar também), massinha, argila, desenhos, quebra-cabeças, corda, andar de bicicleta, brincar com bonecas e casinha. Brincadeiras que resgatam a criança de antigamente não faltam. Porém, em uma era tão virtual, cabe aos pais as apresentá-las.

Mais do que importante é brincar a moda antiga é entreter o filho. Quando os pais estão ajudando os filhos nas tarefas escolares, pode-se transformar esse momento e se aprender brincando!

Mesmo quando as crianças estão no carro é possível propor atividades engraçadas e didáticas como: “Quanto é 2 mais 2? Se errar o papai vai te fazer cósquinhas”, reforçando a interação dos pais.

Avalie e compartilhe este artigo:

Brincadeiras entre pais e filhos podem ajudar no desenvolvimento da criança
2 votos, média de votos: 5.00 (pontuação: 97%)
publicidade

Comentários

Antonia comentou:

Sem palavras… amei!

Responder
Karine comentou:

Adorei! Esse site me ajudou muito para um trabalho e também descobri várias coisas sobre as brincadeiras dos filhos com seus pais…

Continue atualizando esse site…

Responder

Deixe o seu comentário

Feitos impressionantes das impressoras 3D

Mascotes do Rio 2016 são batizados de Vinicius e Tom

Pisca Pisca de Natal criativos

Por que a gripe é tão contagiosa?

Como acabar com os gases intestinais

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |