Você está em: Clikaki »   Educação » História » Bushido o Caminho do Guerreiro

Bushido o Caminho do Guerreiro

Samurais

Conheça o Bushido código ao qual os samurais seguiam fielmente mesmo frente à morte!

satsuma-samurai-during-boshin-war-period
O Bushido é um código de conduta e um modo de vida para os samurais, o bushido pode ser vagamente lembrado no conceito de cavalheirismo, ele define os parâmetros para os samurais viverem e morrerem com honra.
O Bushido foi criado com duas grandes influências, sua existência violenta atenuada pela sabedoria e pela serenidade vem do confucionismo e do Budismo.

Criado entre os séculos IX e XII, contém vários documentos traduzidos a partir dos séculos XII e XVI, estes documentos mostram sua grande influência por todo o Japão.

O Bushido foi formalizado no Direito Feudal japonês durante o período da ditadura militar feudal Xogunato Tokugawa, no Japão em 1603 estabelecido por Tokugawa Leyasu.

As 7 virtudes do Bushido

  1. GI – Justiça e moralidade, atitude direta, razão correta e decidir sem hesitar.
  2.  YUU – Coragem e bravura heroica.
  3. JIN – Compaixão e benevolência.
  4. REI – Polidez e cortesia, amabilidade.
  5. MAKOTO – Sinceridade e veracidade total.
  6. MEIYO – Honra e glória.
  7. CHUU – Dever e lealdade.

De acordo com o que está escrito no Hagakure (livro escrito por Yamamoto Tsunetomo, samurai japonês nascido em 1659, Folhas Escondidas) diz que o seu maior princípio era buscar uma morte com dignidade. O samurai jamais se entregaria, ele estava sempre preparado para a morte, ele tinha a missão de manter a honra do samurai de seus antepassados e de seu senhor.

Um samurai jamais poderia correr de uma luta, até mesmo se ele estiver sozinho contra um exército inimigo. Mantendo-se sempre do lado da justiça os samurais possuía compaixão com seu inimigo derrotado ou mais fraco.

O Bushido exige que a conduta de um samurai seja sempre a correta em todos os sentidos, sendo assim a preguiça um mal a ser abominado, pessoas que deixam para amanhã o que podem fazer hoje não seguem o verdadeiro preceito do Bushido.
Se um samurai falhar ao defender a sua honra ele poderia recuperá-la através da execução do seppuku (ritual de suicídio para a revitalização da honra).

O Bushido nos dias de hoje

A Segunda Guerra Mundial causou um grande prejuízo a população japonesa, mas este foi superado em pouco tempo, após isso o Japão passou de derrotados para potência mundial em apenas 30 anos, essa ascensão foi diretamente direcionada pelo Bushido.

Apesar dos preceitos de Bushido estarem atenuados na sociedade japonesa muitas das novas gerações acreditam que são valores pertencentes ao passado, há lugares que mantém sua forma próxima a forma primordial.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas