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Cálculos para a perda de peso saudável

A recomendação de perda de peso saudável é aquela que gira em torno de 500g a 1 kg por semana.

Obesidade

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade já é considerada uma epidemia global. Atualmente sabe-se que a maior parte dos casos de excesso de peso é devido não só a um aumento crescente na quantidade de calorias ingeridas, mas também um redução nas calorias gastas diariamente pelas pessoas.

Em outras palavras, a sociedade moderna, altamente mecanizada e com farta oferta de alimentos industrializados, acabou trazendo à tona o aumento de doenças crônicas relacionadas à atividade física e hábitos alimentares inadequados, sendo a mais evidente a obesidade.

O modelo matemático de regulação do peso corporal é o mais aceito na comunidade cientifica. Baseia-se na relação entre calorias ingeridas através da alimentação, e quantidade de calorias gastas em um dia.

Sendo assim, a quando a quantidade de calorias gasta for igual à ingerida, ocorre a manutenção do peso. Quando a quantidade de calorias gasta for maior que a ingerida, ocorre a redução do peso. É a partir dessa premissa que todos os tratamentos para redução de peso se baseiam.

Cálculos para a perda de peso saudável

A recomendação de perda de peso saudável e que gera os melhores resultados de manutenção do peso adquiro é aquela que gira em torno de 500g a 1 kg por semana, o que proporciona algo em torno de 2 a 4 kg por mês.

Para que esses resultados sejam obtidos é necessária uma redução de 500 a 1000 calorias por dia na alimentação.

O maior inconveniente de um tratamento de perda de peso baseado somente numa dieta hipocalórica (com redução de calorias) é a tendência da redução de peso não só de gordura, mas também de peso livre de gordura (todos os tecidos diferentes do tecido adiposo), e principalmente nas primeiras semanas de tratamento, em que a maior parte do peso perdido vem do componente livre de gordura.

Com o passar das semanas essa situação se inverte com a maior parte do peso perdido vindo do tecido de gordura, ou adiposo. Uma das maneiras de minimizar a redução do tecido livre de gordura é o treinamento, principalmente com exercícios de força. Além disso, a atividade física, seja de força ou de resistência é uma maneira fácil de aumentar a quantidade de calorias gastas diariamente, facilitando o processo de emagrecimento.

Se deseja emagrecer a dica é essa. Exercite-se.

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