Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Capitalismo x Socialismo

Capitalismo x Socialismo

Descubra quais são as diferenças entre a sociedade socialista e capitalista.

Sistema capitalista

Caracteriza-se pela propriedade privada ou particular dos meios de produção ( bancos, fazendas, empresas, máquinas, etc.), pelo trabalho assalariado e pelo predomínio da livre iniciativa.

É regulado pela economia de mercado ( a lei da oferta e da procura).
Divide-se em duas classes sociais: Busrquesia ( domina os meios de produção) eProletariado (possui apenas força de trabalho).

Suas etapas são:

Capitalismo comercial (séc. 15)
Capitalismo industrial (séc. 18)
Capitalismo monopolista (séc. 19)
Capitalismo monopolista financeiro (séc. 20).

Sistema socialista

A concepção de uma sociedade socialista, na qual os interesses sociais prevalecessem sobre os interesses indivuduais e houvesse igualdade entre as pessoas, começou a se desenvolver no século 18 e definiu-se no século 19.

O principal objetivo do socialismo é construir uma sociedade com o mínimo de desigualdade. O socialismo tem como principio básico a propriedade coletiva dos meios de produção (terras, fabricas, bancos). A riqueza deve pertencer a toda sociedade.

O governo, intitulando-se representante da sociedade, assumiu o controle de tudo (lojas, padarias, farmácias, quitandas, etc.), tudo era propriedade do estado. Havendo um único patrão, os trabalhadores passaram a ser empregados do governo recebendo sálarios por seu trabalho.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas