Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Capoeira – luta, dança ou arte marcial?

Capoeira – luta, dança ou arte marcial?

Capoeira – luta, dança ou arte marcial? Apesar de a capoeira ter todas aquelas acrobacias, gingados e movimentos parecidos aos de uma dança, a maioria das pessoas ainda a considera uma arte marcial.

Capoeira

Capoeira – luta, dança ou arte marcial?

Apesar de a capoeira ter todas aquelas acrobacias, gingados e movimentos parecidos aos de uma dança, a maioria das pessoas ainda a considera uma arte marcial.

De acordo com o Mestre Aristides, de Salvador, “A capoeira pode ser usada também como dança nas exibições folclóricas, em peças teatrais ou em rodas de apresentações”. Aristides ainda salienta que a capoeira pode ser usada como terapia, ‘retirando das pessoas o medo, a timidade, a agressividade, etc..’

Seja como for, quem joga capoeira tem que possuir ‘o equilíbrio e flexibilidade das acrobacias; a beleza e intensidade da dança; a velocidade e astúcia da luta; e os ritmos da música.’

E a melhor parte, se aplicada corretamente, a capoeira também pode servir como um instrumento de educação.

No fim das contas, a capoeira é arte marcial. De onde surgiu essa bela e harmoniosa luta?

Um resumo da história da capoeira

Existe um certo debate sobre onde a capoeira se originou. Alguns dizem que foi no Brasil, outros dizem que foi na África. Tudo indica que a capoeira nasceu aqui mesmo no Brasil, naquela época em que os escravos estavam sendo trafegados de um lado para o outro.

Depois que foram libertos da escravidão, muitos deles se juntaram a gangues, usavam a capoeira, além de facas e porretes para aterrorizar a vizinhança, desmoralizando a capoira. Tanto que a luta se tornou proibida aqui no Brasil.

Foi só em meados de 1930 que Manoel Machado dos Reis, o mestre Bimba, resolveu mudar essa história. A capoeira ainda era proibida aqui, mas ele abriu uma academia e começou a ensinar as pessoas mesmo assim. Sete anos depois, Getúlio Vargas declarou que a capoeira era um esporte autentico brasileiro.

Estima-se que cerca de 6 milhões de pessoas pratiquem o esporte no mundo. Ela é ensinada em muitas escolas, universidades e academias militares.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas