Caracteristicas do fordismo resumo

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Henry Ford fundador da Ford Motor Company e criador do fordismo.

Henry Ford fundador da Ford Motor Company e criador do fordismo.

Idealizado em 1913 pelo norte-americano Henry Ford fundador da Ford Motor Company, o fordismo foi um sistema de produção automobilística em massa, que consistia em um aumento na produção através do aumento de eficiência e na diminuição do preço do produto, que fazia com que com as vendas crescessem consideravelmente, permitindo assim que o produto continuasse a ter um baixo preço.

O inicio

Esse modelo revolucionário começou a ser utilizado na prática a partir de janeiro de 1914, quando Ford criou sua primeira linha de montagem automatizada. Ele desenvolveu diversas técnicas que se mostraram bastante avançadas para a época, além disso seguiu à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor. As fábricas de Ford eram totalmente verticalizadas, ele possuía desde a fábrica de vidros, até a siderúrgica.

Henry Ford ao lado do Modelo T.

Henry Ford ao lado do Modelo T.

O principal motivo de todo esse empenho, é que Ford desejava tornar os automóveis tão baratos ao ponto que eles fossem acessíveis a todas as pessoas. O primeiro veículo a ser produzido com esse novo método foi o Ford Modelo T, conhecido no Brasil como "Ford Bigode".

Características

A característica mais marcante do fordismo foi o aperfeiçoamento da linha de montagem. Os operários não tinham mais a necessidade de ficarem se movimentando, pois os veículos eram montados em esteiras rolantes. O objetivo dessa mudança era justamente eliminar o movimento inútil, já que o funcionário não precisava mais ir até o produto. Além disso, esse sistema de produção em massa, abriu espaço para que mais pessoas pudessem trabalhar, já que não era necessário quase nenhuma qualificação dos trabalhadores, pois cada funcionário precisava realizar apenas uma operação simples ou uma pequena etapa da produção.

Linha de produção em massa do Ford Modelo A. (Imagem: Wikipedia/Reprodução)

Linha de produção em massa do Ford Modelo A. (Imagem: Wikipedia/Reprodução)

O sucesso de vendas do Modelo T e do fordismo, deu inicio ao chamado ciclo da prosperidade que mudaria a economia dos Estados Unidos. Com o gigantesco aumento da indústria automobilística, diversos outros setores, como o têxtil, siderúrgico, entre tantos outros, também tiveram um crescimento substancial. O aumento do número de carros, fez com que fosse necessário a construção de mais rodovias, propiciando maior facilidade de locomoção da população e dando lugar ao surgimento de novos polos comerciais ao longo de sua extensão.

O ápice seguido pelo declínio

O grande ápice do fordismo foi após a Segunda Guerra Mundial (1945-1968), esse período ficou conhecido na história do capitalismo como os anos dourados. Porém, a rigidez do fordismo acabou causando seu declínio. Uma das frases mais famosas de Ford, dizia que os automóveis poderiam ser produzidos de qualquer cor, desde que fosse pretos. O motivo dos carros serem sempre pretos é que a tinta secava mais rápido, permitindo que os carros fossem montados mais rapidamente.

A partir da década de 1970, o fordismo começou a entrar em declínio, pois a General Motors flexibilizou sua produção e seu modelo de gestão, e começou a lançar diversos modelos de veículos de várias cores, isso fez com que a GM ultrapassasse a Ford, se tornando a maior montadora do mundo.

Também na década de 1970, os japoneses decidiram entrar no mercado automobilístico fundando a Toyota, para por um fim no fordismo, foi criado pelos japoneses a produção enxuta, um modelo de produção baseado no Sistema Toyota de Produção ou toyotismo. Colocando a Toyota no topo em 2007 como a maior montadora de veículos do mundo.

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