Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Carne vermelha faz mal a saúde?

Carne vermelha faz mal a saúde?

A carne vermelha é um dos alimentos preferidos de grande parte das pessoas. Tem gente que não deixa faltar na mesa, mas também tem aqueles que não comem de jeito nenhum.

Carne vermelha faz bem a saúde?

A carne vermelha é um dos alimentos preferidos de grande parte das pessoas. Tem gente que não deixa faltar na mesa, mas também tem aqueles que não comem de jeito nenhum.

Será que a carne vermelha traz benefícios para a saúde?

O consumo de carne vermelha divide opiniões, alguns acreditam que ela só faz mal, outros que ela faz muito bem. Os nutricionistas dizem que a carne vermelha possui inúmeros valores nutricionais e por fazer parte da pirâmide dos alimentos, a carne é essencial na dieta de qualquer pessoa.

A carne vermelha possui quase todas as proteínas indispensáveis ao nosso organismo. Entre elas está os aminoácidos que, em quantidades adequadas, contribuem em muito para o crescimento e o desenvolvimento saudáveis do corpo.

Sem esquecer de mencionar as vitaminas de complexo B, que dificilmente é encontrada em alimentos vegetais e que trabalham em elevar o metabolismo do corpo. Ali também você encontra muitas proteínas, vitamina B12, ferro, ômega-3, niacina e zinco.

Todos esses componentes são essenciais para a nossa saúde, retardando o envelhecimento, aumentando a reprodução de anticorpos e protegendo contra o risco de anemias.

Mas, o que deixa a maioria das pessoas com um pé atrás é que as carnes vermelhas também possuem muita gordura saturada, que não são benéficas ao organismo. O consumo exagerado de gordura, além de aumentar os níveis de colesterol, entopem as artérias e veias do corpo, inflamando as mesmas.

Porém, estudos realizados recentemente em mesa redonda na Ásia, Estados Unidos e Escandinávia, provaram que o consumo da carne magra, isto é, aquela da qual se retira a gordura visível, as tirinhas brancas, como o contra filé, por exemplo, não aumenta o risco cardíaco e que não houve um aumento significativo no nível de LDL, o “mau colesterol”, colesterol e da pressão arterial.

Comer carneDe qualquer maneira, antes de sair comprando qualquer carne em qualquer açougue, deve-se verificar a qualidade dela. O ideal é consumir carnes de criação livre que foram criados em pastos. Muitos animais criados em currais tomam antibióticos e hormônios para crescer mais rápido e o consumo desse tipo carne traz malefícios ao nosso organismo.

Na hora da compra, peça para o açougueiro tirar a parte visível da gordura e na preparação, escolha em fazê-la assada, grelhada ou refogada, para diminuir o teor de gordura e o valor calórico também.

O consumo ideal de carne vermelha por dia, não deve ultrapassar das 170 gramas, preferindo sempre as carnes magras.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas