Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Causas, Sintomas e Tratamento da afta

Causas, Sintomas e Tratamento da afta

Dolorosa

Todo mundo um dia já passou por esse problema. Descubra o que causam as aftas, seus sintomas e o tratamento e a hora certa para visitar um médico devido a elas.

afta

Neste artigo vamos falar sobre um problema muito comum que todo mundo já teve devido a infecções, imunidade baixa, ou uso de aparelhos ortodônticos que causaram algum desconforto na boca: a Afta.

O que você precisa saber:

Também chamadas de estomatites as aftas, são pequenas ulcerações dolorosas que incomodam muito. Pode aparecer no interior da boca (na bochecha), nos lábios, sobre a língua, no céu da boca ou na garganta o que é mais raro de acontecer.

Apesar de a afta ser muito dolorosa, não costumam ser perigosas e geralmente cicatrizam em alguns dias, no entanto, tendem a apresentar recidivas.

Sabe-se que o fator emocional influencia em sua aparição.

Algumas Causas:

A causa real deste problema ainda é desconhecida, porém sabe-se que existem alguns fatores desencadeadores, como: infecções, alterações hormonais mensais, fendas na boca causadas por mordeduras, aparelhos, dentaduras mal ajustados, etc.

O que se deve fazer:

Você pode usar medicamentos de venda sem receita para diminuir a dor, enquanto as ulcerações cicatrizam. Siga ao pé da letra as instruções da embalagem ou da bula.

Existem medicamentos que se aplicam localmente para aliviá-las ou pode-se usar um analgésico sistêmico, como o acido acetilsalicílico ou o ibuprofeno.

Diferentes Tipos:

As aftas podem ser classificadas em diferentes tipos como:

  • Primárias: quando o que causa se encontra na boca, como por exemplo, antissépticos orais, balas e gomas de mascar, vírus, bactérias, calor, frio, traumatismos, etc.
  • Secundárias: causadas por reações tóxicas, alergias, doenças no sangue, falta de vitamina, etc.
  • Estomatite aftosa recorrente: esta já requer um tratamento mais especifico estando associada a quadros emocionais, e de stress podendo aparecer em qualquer idade, é mais comum em mulheres.

Aftas excessivamente grandes não são tão comuns, podem ser de forma irregular e necessitam de várias semanas para sarar e é frequente deixarem cicatrizes na boca.

Esteja sempre atento por que as aftas são diferentes das bolhas do herpes! As bolhas de herpes aparecem na parte exterior dos lábios, enquanto as aftas são feridas dentro da boca.

afta-vs-hepes

Características

As aftas surgem na maioria das vezes em pessoas saudáveis, as comuns não provocam febre nem o mau hálito, não se tem cura definitiva, sendo por tanto um problema que vai e volta. Não é transmissível de uma pessoa a outra, as feridas que se forma são “limpas”.

É hora de consultar o médico quando:

  • A dor se tornar insuportável;
  • Houver febre continua;
  • Se não cicatrizarem em cinco a seis dias;
  • Caso não se puder comer ou beber devido à dor intolerante;
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Camila Mirabal comentou:

Minha afta já tem mais de um mês e está enorme e avermelhada as vezes fica meio roxa, e está encostando no meu dentes e isso dói muito, e tenho só 11 anos.

Responder
    Clikaki respondeu:

    As aftas são horríveis, não é Camila? Mas não se preocupe, elas vão desaparecer. Mostre esse artigo para sua mãe e não deixe de ir ao médico.

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas