Você está em: Clikaki »   Saúde » Caxumba Sintomas, tratamento.

Caxumba Sintomas, tratamento.

Entenda um pouco mais sobre a caxumba uma doença que atinge crianças e adultos homens e mulheres. Saiba quais os sintomas, como funciona o tratamento, conheça como prevenir e fique alerta as recomendações. O que é A Caxumba também conhecida por papeira, parotidite endêmica, e também como parotidite infecciosa, é um doença viral infecciosa causada […]

Entenda um pouco mais sobre a caxumba uma doença que atinge crianças e adultos homens e mulheres. Saiba quais os sintomas, como funciona o tratamento, conheça como prevenir e fique alerta as recomendações.

O que é

A Caxumba também conhecida por papeira, parotidite endêmica, e também como parotidite infecciosa, é um doença viral infecciosa causada por um vírus chamado “Aramyxovirus” pertencente à família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus o qual provoca inflamação nas parótidas, nas glândulas sublinguais e submaxilares.

Sintomas

A infecção se manifesta geralmente na infância, causando sintomas como inchamento das glândulas salivares proporcionando volume da região do pescoço. Nos meses de inverno e começo de primavera a caxumba se torna frequente. Fatores como febre alta, dores no corpo, dores de cabeça, zumbido no ouvido e náuseas também podem ser indícios da infecção.


Transmissão

O indivíduo acometido é capaz de transmitir o vírus cerca de uma semana antes das manifestações sintomáticas, e até nove dias depois desse evento.

A transmissão do vírus pode acontecer de mãe para filho durante a gravidez, ou o que mais acontece quando há contato direto com a saliva.

Complicações causadas pela caxumba

Casos excepcionais de caxumba são mais graves acarretando complicações como inchaço dos testículos, inchamento dos ovários, meningite, encefalite, neurite e surdez.

O vírus transmitido de mãe para filho durante a gravidez pode causar abortos espontâneos.

Prevenção

Sabe-se que não existe um tratamento especifico para eliminar o vírus mais sim recomendações de repouso, medicamentos para aliviar dores. Já a prevenção existe através da vacina chamada tríplice viral (MMR) que deve ser tomada aos 15 meses de idade.

Não ter contato com pessoas acometidas da doença certamente preveni possíveis transmissões. Dai a importância da incubação que varia de 14 a 25 dias.

É de conhecimento geral que a pessoa que já foi infectada um vez pelo vírus não sofrerá o mesmo já que o individuo adquiri imunidade contra a doença, porém se a infecção foi apenas em um lado o outro poderá sim ser infectado em algum momento, mais isto é uma hipótese.

Recomendações

É valido lembrar algumas recomendações tanto para quem adquiriu o vírus como para quem se preveni, como: Não deve haver o automedicamento, mantenha o doente em repouso até que os sintomas desapareçam, mulheres que nunca contraíram a doença antes de engravidar procure tomar a vacina, já que na gestação se contraída a caxumba pode provocar aborto.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas