Você está em: Clikaki »   Saúde » Alimentação » Chocolate faz bem à saúde?

Chocolate faz bem à saúde?

Doce

Vilão ou mocinho? Que é delicioso, todo mundo sabe, mas descubra também se o chocolate faz mal ou bem para à saúde.

O chocolate é um dos doces mais antigos e amados do mundo.

O chocolate é um dos doces mais antigos e amados do mundo.

O chocolate é um dos doces mais famosos do mundo, muitos acreditam que o chocolate não faz bem a saúde, mas se consumido da maneira correta, ele pode sim trazer diversos benefícios ao consumidor. Quanto mais cacau na fórmula melhor. De tão famoso que é, o chocolate tem até uma data comemorativa chamada de Dia do Cacau, comemorada no dia 26 de março, coincidentemente na véspera da Páscoa, época do ano em que o consumo aumenta devido aos ovos de páscoa.

Quando foi criado

O chocolate é feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau, ele foi criado por uma civilização pré-colombiana localizada na América Central, e depois do descobrimento da América, os Europeus levaram essa iguaria para suas terras, que se popularizou a partir dos séculos XVII e XVIII. No início o chocolate era consumido como uma bebida quente e amarga.

Benefícios do chocolate

São muitos os benefícios que o chocolate traz, um deles é o bem-estar, de acordo com alguns cientistas o doce estimula a produção da endorfina e da dopamina que aumentam o relaxamento do corpo. O chocolate melhora também o fluxo arterial, pois ele diminui a tendência de coagulação das plaquetas e da obstrução dos vasos sanguíneos, além disso, ele reduz os níveis de LDL (colesterol ruim).

Quanto mais cacau na fórmula maiores serão os benefícios.

Quanto mais cacau na fórmula maiores serão os benefícios.

A versão amarga do chocolate traz muito mais benefícios que o comum, pois possui mais cacau na sua fórmula, segundo estudos feitos em 2008 na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, o cacau pode ajudar a combater o câncer de intestino, nele está presente moléculas chamadas de procianidinas que ajudam a proteger as células das degenerações do tumor, pois possui propriedades antioxidantes. Outro beneficio é que o chocolate rico em cacau diminui a pressão arterial, por inibir uma enzima no organismo que causa o aumento. Além de fazer bem ao coração, ele diminui a chance de ataques cardíacos.

O chocolate é também aliado da beleza, prova disso é que ele está presente em diversos cosméticos, máscaras, massagens e banhos de ofurô, devido ao seu alto poder de hidratação, que diminui a oxidação das células. Para os amantes de esportes o famoso leite com chocolate ajuda a se recuperar depois de uma atividade física, já que essa combinação possui uma grande quantidade de carboidratos e proteínas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas