Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Choque Elétrico

Choque Elétrico

Eletrecidade

O que chamamos de choque elétrico seria a passagem de uma corrente elétrica pelo corpo utilizando o como um condutor, podendo causar dependendo da intensidade do choque queimaduras, sustos, lesões gravíssimas e até a morte. O choque em si seria uma reação do organismo ocasionada pela passagem da corrente elétrica. Existem três categorias para classificar […]

Levar um choques elétricos não é nada agradável

Levar choques elétricos não é nada agradável

O que chamamos de choque elétrico seria a passagem de uma corrente elétrica pelo corpo utilizando o como um condutor, podendo causar dependendo da intensidade do choque queimaduras, sustos, lesões gravíssimas e até a morte.

O choque em si seria uma reação do organismo ocasionada pela passagem da corrente elétrica. Existem três categorias para classificar essas reações elétricas que seriam o choque produzido pelo contato com um corpo eletrizado, com curta duração, por esse motivo pode não causar tantos danos ao corpo que sofre o atrito. Outro seria o choque produzido por um contato direto com circuito energizado, por exemplo, uma instalação onde o choque vai durar até que a fonte de energia seja desligada, neste caso as lesões podem ser grandes e irreparáveis. Existe também o caso onde há uma descarga atmosférica, produzido por raios, neste ultimo caso o choque é terrível atingindo diretamente a pessoa, levando a morte imediata.

Em que parte do corpo o choque reage primeiro?

O choque elétrico age diretamente no sistema nervoso, e é assim que acabam provocando desde pequenas a grandes consequências ao corpo principalmente se atravessar o tórax e atingir o coração.

Por tanto é necessário muito cuidado com redes elétricas, fios desencapados, tomadas antigas, que são perigosíssimos podendo eletrocutar uma pessoa, rapidamente. Mas isso pode ser evitado se alguns condutores de energia forem bem protegidos sendo encapados por isolantes como borracha, plástico, vidro, etc. Outra forma é fazer a ligação de aparelhos a terra.

Valores da corrente elétrica.

O valor mínimo para se perceber um choque é de1 mA, já com 10 mA o corpo perde o controle dos músculos, o valor mais alto que gera a morte é o avaliado de 10 mA a 3 A.

È bom saber

É curioso saber que se a pele estiver seca, pode ser mais resistente, do que quando esta úmida.

Como socorrer uma vitima de choque?

Antes de qualquer coisa desligue interruptores, interrompendo o contato imediato da vitima com a corrente elétrica, nem pense em tocar na vitima antes de realizar este processo, além de que você precisa estar em contato com um piso seco.

Faça a respiração de socorro, controle o estado de choque imobilizando as fraturas que houver depois leve a vitima ao hospital sem parar o processo de respiração socorro, depois disso os para médicos especializados saberão o que fazer.

Curiosidade

Os pássaros pousam sobre os fios elétricos e ainda assim não tomam choque sabe por quê? A eletricidade que é liberada no pássaro não provoca choque por eles não estarem encostados em nenhum outro lugar a não ser no fio, lembrando que com uma pessoa isso também acontece desde que não haja nenhum outro contato com nada.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas