Chuvas de fevereiro fazem nível do Sistema Cantareira subir

Gostou? Seja +1!

Categoria: Notícias
Postado em:
Home » Notícias » Chuvas de fevereiro fazem nível do Sistema Cantareira subir





Nível da cantareira subiu em fevereiro.

Nível da cantareira é cada vez mais preocupante

Com as altas que ocorrem desde o dia 3 fevereiro as represas que abastecem a Grande São Paulo já subiram 1,9 ponto percentual. A última vez que esse número tinha sido tão alto foi em abril de 2013 - quando o nível subiu 2,0 pontos percentuais -, nessa época o sistema operava com 63,9% da capacidade e a diferença nem ao menos chamou a atenção.

Muito diferente de 2013, esse número nos deixa animados, já que o nível de armazenamento nesta sexta-feira (13) é de apenas 6,9% - contando com as duas cotas do volume morto. A expectativa é ainda melhor e o esperado é que a atual elevação de fevereiro supere a de 2013, pois de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) até o momento foram registradas 145,9 mm de chuva sobre o Sistema Cantareira nesse mês, sendo que o previsto é mais 140 mm nos próximos seis dias.

O problema continua

Mesmo com todo esse aumento no mês de fevereiro, pois essa elevação de 1,9 ponto percentual representa apenas 18,7 bilhões de litros, ou seja, 6,5% das duas cotas de volume morto já adicionadas ao sistema.

Uma medida feita pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais), mostrou que o sistema pode secar em junho considerando a média de chuva dos últimos meses. Outros cinco cenários também foram previstos por eles, na pior das hipóteses, com previsão de chuva 50% abaixo da média, a partir do meio do ano já não haveria mais água.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes