Você está em: Clikaki »   Saúde » Tratamentos » Citroterapia o uso terapêutico do limão

Citroterapia o uso terapêutico do limão

Alternativa

Medicina alternativa

limao
Em meados de 1742 já se tinha consciência que o suco do limão impedia o desenvolvimento do escorbuto, uma doença debilitante que era extremamente comum em marinheiros durante uma longa viagem, pois passavam longos períodos sem ingerir folhas ou frutas frescas, alimentando-se principalmente com bolachas e carne de porco salgada. Mas só em 1928 cientistas conseguiram identificar a substancia responsável por tal enfermidade, esta era a vitamina C, cujo seu efeito anti-escorbuto deu origem ao nome científico da substância (ácido ascórbico).
O limão fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e ajuda a bloquear os radicais livres, obtendo assim uma proteção contra o câncer, doença extremamente agressiva. O limão também é responsável por fortalecer os capilares, vasos sanguíneos diminutos e as paredes celulares, além de ser essencial na formação de colágeno. O limão tem tem como uma de suas características ajudar na produção de hemoglobina nas hemácias sanguíneas auxiliando na absorção de ferro dos alimentos.
Dificilmente você achará uma outra fruta comparável ao limão no quesito aplicação medicinal. O limão é rico em ácido cítrico, ele também é anti-séptico, o limão também possui uma função interessante, ele combate a fermentação gastro-intestinal, destruindo micróbios e criando um ambiente invulnerável aos germes.
Pesquisadores do instituto de Trofoterapia de Barcelona, Espanha, descobriram que as frutas ácidas, principalmente o limão, são alcalinizantes do sangue e da urina. Existe um consenso médico que diz que as doenças só se desenvolvem em ambiente ácido, isso quer dizer que a enfermidade não se desenvolve em sangue alcalino.
Um erro muito comum é dizer que o limão afina o sangue, o certo é que ele elimina o excesso de viscosidade, oferecendo uma certa prevenção contra infartos e derrame cerebral. Sem tratamento a viscosidade sanguínea gera várias doenças causadas pela má circulação do sangue, entre elas as mais comuns são as famosas varizes, embolia e trombose.
O limão ainda neutraliza o ácido úrico, ácido que é um dos principais causadores da artrite, artrose, reumatismo e gota.
Mas atenção pessoas que possuem cálculos renais devem moderar o consumo de vitamina C, fora isso é muito seguro e natural a utilização do limão.
Este tratamento deve ser suspenso caso identificado úlcera estomacal, também não se deve utilizar o exageradamente o limão durante a gravidez e nem durante o período menstrual. Dentistas também não aconselham tomar o suco de limão diretamente no copo, pois o esmalte dos dentes pode ser prejudicado, uma alternativa é a ingestão do suco com um canudo.
Na citroterapia o limão deve ser ingerido sem adição de açúcar ou água nas primeiras horas do dia e o desjejum deve acontecer apenas após três horas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas