Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Colite Ulcerativa sintomas e tratamento

Colite Ulcerativa sintomas e tratamento

Alerta

É uma doença inflamatória e ulcerativa das camadas mucosas e submucosas do cólon, o segmento mais longo e importante do intestino grosso. Costuma ter caráter crônico e suas causas são pouco conhecidas.

É uma doença inflamatória e ulcerativa das camadas mucosas e submucosas do cólon, o segmento mais longo e importante do intestino grosso. Costuma ter caráter crônico e suas causas são pouco conhecidas.

Habitualmente se manifesta como uma série de evacuações diarréicas que variam de intensidades e duração, com intervalos assintomáticos entre elas. O inicio pode ser agudo e fulminante com uma diarréia súbita e violenta (as fezes são aquosas, com pus, sangue e muco), febre alta, dor abdominal, mal-estar geral, anemia, falta de apetite, desidratação e perda de peso, podendo inclusive provocar a morte do paciente em estado de choque. Não obstante, é muito mais freqüente a colite ulcerativa apareça de modo insidioso, com aumento da frequencia de evacuação, dificuldade e dor a expulsão e aparecimento progressivo de sangue e muco nas fezes.

A doença pode apresentar-se em qualquer idade, mas suas incidência maior é entre os 15 e 40 anos. Embora se tenha sugerido que possa ser hereditária, alérgica ou infecciosa, atualmente predomina a teoria de que sua origem é psicossomática, já que costuma aparecer em indivíduos tímidos e retraídos que estão submetidos a influencia de uma personalidade dominante; alem do que os ataques pioram em situações de stress.

Trata-se de um transtorno que passa por fases de melhoria e agravamento sem nunca melhorar de todo. Os pacientes correr um alto risco de sofrer câncer de cólon, pelo que é necessário que se submetam a revisões periódicas e freqüentes para detectar os possíveis sinais de uma carcinoma em seu inicio.

Não existe tratamento de cura para a doença, pode-se unicamente proporcionar alivio com uma dieta adequada, repouso no leito e administração de certos medicamentos segundo os sintomas que apareçam. Em alguns casos está indicado o tratamento cirúrgico.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas