Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Comidas típicas de Festa Junina

Comidas típicas de Festa Junina

As festas juninas já começaram, e ainda tem muito pra acontecer, danças, brincadeiras, muita musica boa, e o melhor de tudo as comidas, ah as comidas de festa junina são tudo de bom não é mesmo? Pé de moleque, bolo, pipoca, cuscuz, doces variados e as bebidas nem se fale não é mesmo? uma tradição […]

As festas juninas já começaram, e ainda tem muito pra acontecer, danças, brincadeiras, muita musica boa, e o melhor de tudo as comidas, ah as comidas de festa junina são tudo de bom não é mesmo? Pé de moleque, bolo, pipoca, cuscuz, doces variados e as bebidas nem se fale não é mesmo?

uma tradição toda Festa Junina deve contar com os pratos típicos, já fazendo parte da cultura brasileira. Os doces, salgados e bebidas servidos neste evento estão relacionados, principalmente, à cultura do campo e da região interior do Brasil.

As principais bebidas e comidas de Festa Junina:

Arroz Doce, pé de moleque, bolo de milho, pipoca, biscoite de polvilho, curau, tapioca, canjica, pamonha, milho cozido, quentão, suco de milho, batata doce, bolo de fubá, bom-bocado, doce de abobora, broa, quebra queixo, pastel, pinhão, suspiro, vinho quente, maçã do amor, maria-mole, cocada, quindim, cajuzinho, e muito mais…

Conheça algumas receitas para modificar um pouco o modo de prepara algumas dessas comidas e bebidas, deixe sua festa um tanto quanto diferente sem perder a tradição.

Receita de quebra-queixo

Ingredientes:

2 kg de coco ralado

2 kg de açúcar cristal

1colher de chá de acido cítrico

½ litro de água

Modo de preparo

com a água fervendo adicione o açúcar junte com uma colher de acido cítrico, e o coco. Quando estiver fervendo novamente mexa sem parar, mesmo quando a calda começar a engrossar continue a mexer, ate ficar no ponto. O ponto certo é quando da aquele efeito puxa-puxa.

Depois é só cortar em tabletes do tamanho que quiser e servir da forma como preferir.

Bolo de milho

Ingredientes

1 xicara de chá de manteiga

1lata de leite condensado

7 ovos

1 lata de milho verde escorrido

1 ½ xicara de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

Como preparar

Bata a manteiga até ficar bem cremosa, depois acrescente o leite condensado e os ovos um a um, mas não precisa parar de mexer. Em seguida junte o milho verde e por ultimo a farinha de trigo peneirada com o fermento. Misture tudo ate obter uma massa homogênea.

Despeje numa fôrma redonda untada, asse em forno médio por aproximadamente 35 minutos, espere esfriar e desenforme servindo como quiser.

Canjica

Ingredientes:

½ kg de canjica

Açúcar a gosto

½ litro de leite

½ colher de manteiga

Pedacinhos de canela em pau.

Preparo

Deixe a canjica de molho, de um dia para outro, quando for prepara-la, cozinhe os grãos em fogo brando, quando ela estiver quase mole, escorra a agua e coloque o leite, a manteiga o açúcar, e os pedacinhos de canela. Deixe no fogo até acabar de amolecer.

Dica: se quiser dar um gostinho diferente você pode colocar leite condensado, amendoim torrado, leite de coco, enfim o que achar que combina com canjica.

Vinho quente

Ingredientes:

1 ½ xícara de açúcar

Canela em pau

10 cravos da índia

Raspas de casca de limão

Raspas de casca de laranja

1 litro de vinho tinto ou seco

1 xicara de água

1 maça cortada em cubinhos

Modo de preparo:

Ferva tudo por cerca de 10 minutos, até criar o sabor, sirva.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas