Você está em: Clikaki »   Saúde » Gravidez » Como acabar com a azia durante a gravidez

Como acabar com a azia durante a gravidez

Gravidez

A azia é um dos problemas mais comuns durante a gravidez, mas com mudanças de hábitos é possível acabar com ela.

azia-na-gravidez

Para muitas mulheres a gravidez é um momento “mágico” que elas sonham passar, porém é um período cheio de transformações, descobertas e emoções que com certeza vão ficar marcadas pelo resto da vida. A gravidez tem como uma de suas características a variedade de sintomas que podem variar de mulher para mulher, alguns deles são bastante comuns, como a azia.

A principal característica da azia é aquela sensação de queimação ou ardência na região superior do abdômen, na mulher grávida, esses sintomas de azia normalmente aparecem na zona do peito atrás do estômago. Mesmo ela sendo comum durante a gravidez, é possível sim evitá-la e aliviar seus sintomas mudando alguns hábitos.

Causas da azia na gravidez

Devido as mudanças físicas e hormonais ocasionadas pela gravidez a digestão da mulher fica mais lenta, ocorre também um aumento de gases no estômago que contribuem para um refluxo do bolo alimentar, além disso o crescimento do útero pressiona o estômago e o intestino, o que contribui para a volta do suco gástrico para o esôfago, causando à azia.

Dicas para acabar com a azia na gravidez

A melhor maneira de acabar com a azia durante a gravidez é se alimentando corretamente, por isso procure evitar alimentos gordurosos como frituras, alimentos ácidos, chocolates, frutas cítricas e café, tente substitui-los por pratos mais saudáveis rico em frutas, verduras e legumes. Coma diversas vezes ao dia, mas em pequenas porções, uma dica que com certeza ajudará muito é mastigar bastante os alimentos e beber muito líquido, mas não durante as refeições.

Se alimentar corretamente é a melhor maneira de evitar a azia.

Se alimentar corretamente é a melhor maneira de evitar a azia.

Depois das refeições não deite por pelos menos duas horas, quando for deitar procure fazer um encosto na cama de modo que você fique em uma posição semi-sentada, para que assim os ácidos do seu estômago sejam mantidos lá, evitando que subam para a boca. Frutas como o mamão, pera, maça, pêssego, uvas e banana são excelentes escolhas para a sua alimentação, pois são bem mais digestivas.

Quando você estiver sentindo azia, coma um pedaço de pão ou duas bolachas água e sal, visto que esses alimentos são capazes de absorver o ácido estomacal, eles irão diminuir a azia, além disso não é recomendado beber água ou outro líquido enquanto estiver sentindo a queimação.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas