Você está em: Clikaki »   Saúde » Bem-Estar » Como acabar com os gases intestinais

Como acabar com os gases intestinais

PUM

Um desconforto que atinge a maioria da população, os gases são causados por vários fatores, os intestinais tem origem em duas fontes principais.

Todo mundo já teve problema com gases. (Foto: Reprodução)

Todo mundo já teve problema com gases. (Foto: Reprodução)

Um desconforto que atinge a maioria da população, os gases são causados por vários fatores, os intestinais tem origem em duas fontes principais:

A primeira é que eles são formados devido à fermentação de restos de alimentos que ficam no interior do intestino.

Restos de alimentos, por ação de bactérias intestinais, sofrem degradação, principalmente, no intestino grosso, resultado disso é a produção de aproximadamente, 3 litros de gases por dia equivalente a 17 flatos diariamente, o qual é eliminado pelo ânus, sob a forma de flatos, ou “pum”. Se houver uma obstrução intestinal, estes gases passam a ser eliminados pela boca.

Exemplos de alimentos que aumentam a produção de gases são: feijão, algumas verduras, lentilhas, comidas pesadas, etc., entretanto varia muito de organismo para organismo.

A segunda é pela grande parte de ar engolido tanto pelos hábitos alimentares, quanto pela deglutição da saliva.

O segundo fator que implica no aumento da eliminação de gases é resultado do hábito de tomar bebidas gasosas, como cerveja, refrigerantes, Chopp, águas com gás, etc. Bebidas assim uma vez que entram em contato com os sucos gástricos, liberam grande quantidade de gás carbônico, que deve ser eliminado, assim como o ar deglutido, com a saliva.

Odor

O cheiro é outra questão relacionada com os gases. Alguns alimentos produzem gases malcheirosos, mas sabe-se que este fator varia de pessoa para pessoa. Alimentos que costumeiramente produzem gases de mau cheiro é consequência da ingestão de certas comidas como ovos, repolho, rabanetes e alimentos em conservas ricos em enxofre.

Você sabia? Quando dormem as pessoas não costumam eliminar gases com ruídos.

Como eliminar os gases

Não é bom segurar os gases, já que isto pode trazer consequências graves.

Uma maneira eficiente de eliminar os gases intestinais que perturbam a vida das pessoas é a de se colocar em posição “genupeitoral” (posição de joelhos, com o corpo dobrado para frente sobre as coxas e o peito aproximado dos joelhos).

Boa posição para eliminar gases (Foto: Reprodução)

Boa posição para eliminar gases (Foto: Reprodução)

Tratamento

Normalmente, quando há excesso de gases, podem-se utilizar medicamentos á base de dimeticona, eles são conhecidos como antifiséticos. “Detergentes que tornam os líquidos digestivos menos viscosos e por isso menos pretensos a formarem bolhas. Estes medicamentos não reduzem a quantidade de gases, só reduzem o volume enquanto o gás estiver contido em bolhas pequenas. Esta ação dos medicamentos pode aliviar a chamada distensão abdominal e estimular a eliminação dos gases”.

Enfim para corrigir esta situação é preciso corrigir os hábitos alimentares que aumentam a sua produção ou ingestão.

Boas práticas como caminhar e beber água também ajudam. Comer alimentos ricos em fibras, como os legumes, frutas e as folhas verde-escuro pois ajudam a controlar a formação de gases no intestino.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas