Como acontece o aquecimento global

Gostou? Seja +1!

Categoria: Meio Ambiente
Postado em:
Home » Meio Ambiente » Como acontece o aquecimento global





Um dos principais problemas do aquecimento global é o descongelamento das calotas polares. (Foto: Reprodução)

Um dos principais problemas do aquecimento global é o descongelamento das calotas polares. (Foto: Reprodução)

Tanto se fala do aquecimento global mas poucos realmente entendem sobre esse assunto. Vamos analisar quais fatores contribuem para o aquecimento global e o que podemos fazer para diminuir esse que é um dos maiores problemas ambientais do nosso planeta.

Para começar, o aquecimento global aumenta a temperatura do oceano e do ar e isso acaba provocando um desequilíbrio na temperatura. Os lugares mais afetados são o Hemisfério Norte e entre o Circulo Polar Ártico e o Tropico de Câncer.

Esse aumento de temperatura vem sido causado principalmente pelas ações do homem ao longo dos anos. Nos últimos 50 anos o nosso planeta vem se aquecendo cada vez mais e  isso se deve muito ao efeito estufa.

Efeito Estufa

Efeito estufa é um processo que ocorre quando a radiação solar atinge a superfície terrestre. A radiação reflete no planeta Terra e alguns desses raios voltam para o espaço e enquanto outra parte é absorvida pelos gases da presentes no ar (atmosfera). O efeito estufa é de extrema importância pois é ele quem mantém o planeta aquecido.

Mas ultimamente isso não tem acontecido pois há muita concentração de gases do efeito estufa, daí depois de refletirem na superfície da Terra eles não conseguem vazar para fora da atmosfera porque a poluição presente nela é extremamente grande. A radiação que deveriam voltar para o espaço não está retornando e isso está superaquecendo o planeta.

Consequências do aquecimento global

O aquecimento global pode trazer muitos prejuízos e desencadear uma série de problemas: ele pode acabar descongelando os pólos norte e sul do planeta e isso causaria um aumento do mar que acabaria inundando vários países causando tsunamis e terremotos, mortes, assim por diante…

De acordo com a ONU os efeitos do aquecimento global são “graves, abrangente e irreversível”. Eles garantem que ninguém ficará imune diante das mudanças globais que o aquecimento global trará.

Na Ásia, as enchentes e ondas de calor devem afetar a população. Para as regiões polares, o degelo das calotas polares é o principal problema. Na Europa se espera seca. África e América Central devem sofrer com a falta de água. Para a América do Norte, fortes riscos de problemas climáticos extremos como ciclones e furacões.

Estatísticas

  • A temperatura global já cresceu 0,8%
  • Até 2100, espera-se um aumento de 4,8ºC
  • No Ártico a temperatura deve subir 2ºC já nos próximos trinta anos o que significa um aumento muito grande do nível do mar.
  • Previsões indicam perdas de 25% nas colheitas de milho, arroz e trigo até 2050.
  • Em regiões tropicais a pesca deve sofrer perdas entre 40% e 60%.
  • Enchentes e ondas de calor podem ser as principais formas de morte.

Apesar dos dados alarmantes, a população mundial parece não muito se importar com os problemas que o aquecimento global pode causar.