Você está em: Clikaki »   Atualidades » Como Acontece um Terremoto

Como Acontece um Terremoto

Como acontece um terremoto, a diferença entre sismo e terremoto e os seus prejuízos

Como acontece um terremoto, a diferença entre sismo e terremoto e os seus prejuízos

TerremotoO terremoto (ou sismo) é um fenômeno que vem fazendo muitas vítimas no mundo todo, como por exemplo, no Haiti no ano de 2010 que acabou resultando em 723 mortes. Outra catástrofe foi no Chile também no ano de 2010 que teve um total de 802 mortes.

O local onde ha mais chance de ocorrer esses sismos é próximo das fronteiras entre as placas tectônicas. O local onde ocorrem mais sismos é nos Estados Unidos onde ocorre por ano cerca de 12.000 a 14.000 sismos e aproximadamente 18 grandes sismo de 7,0 a 7,9 na escala da magnitude de momento (ou Escala de Richter), e um terremoto gigante de oito para cima.

Um terremoto pode causar tsunamis, deslizamento de terra e pode até trazer mudanças na rotação da Terra, ele traz também vários prejuízos sociais, financeiros alémm do pior que é a quantidade de mortes.

O maior terremoto registrado foi no Chile em 1960 que atingiu 9,5 graus na Escala de Richter.

Terremoto iconO terremoto é causado por vibrações na superfície da Terra, essas vibrações podem ser causadas pelos movimentos das placas rochosas, deslocamentos dos gases no interior da terra ou atividades vulcânicas. O nome sismo é usado para pequenos tremores já o nome terremoto é usado para os grandes tremores.

Terrremoto

No Brasil ocorrem sismos de 1 a 3 graus na Escala de Richter, o maior terremoto registra no Brasil foi na Serra do Tobador no Mato Grosso no dia 31 de Janeiro de 1955 que atingiu a magnitude de 6,6 graus na Escala de Richter.

No ano de 2008 o Brasil registrou 3 sismo, o primeiro foi no dia 4 de Abril na cidade de Sobral, interior do Ceará, e na cidade de Fortaleza que chegou a atingir 4,3 graus na Escala de Richter, o segundo foi no dia 22 de Abril e atingiu os estados de Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina chegando a 5,2 graus na Escala de Richter e no dia 29 de setembro foi registrado um sismo na magnitude de 3,1 graus na Escala de Richter no Triangulo Mineiro.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas