Você está em: Clikaki »   Saúde » Tratamentos » Como aliviar a gastrite

Como aliviar a gastrite

Dicas

Mastigar bem a comida, diminuir o consumo de café e de álcool são algumas das dicas para aliviar a gastrite, confira mais aqui.

Os sintomas da gastrite

Os principais sintomas da gastrite são: dor no estômago, queimação e náusea.

Náusea, queimação, dor no estômago, esses são os principais sintomas da gastrite, uma inflamação crônica ou aguda que acontece nas paredes internas do estômago. A bactéria Helicobacter pylori, é a principal causadora desse mal, e de acordo com pesquisas, estima-se que 80% dos brasileiros estejam infectados pela bactéria, porém somente 5 a 15% manifestam a doença. A medicina ainda não sabe ao certo qual a relação entre a bactéria e a gastrite, porém eles acreditam que esse micro-organismo cause um enfraquecimento da mucosa estomacal, fazendo com que o as paredes do nosso estômago sejam facilmente machucadas pelo suco gástrico.

Outras coisas que também aumentam a sensibilidade da mucosa estomacal são: consumo exagerado de bebidas alcoólicas, stress, tabagismo, má alimentação e o uso prolongado de anti-inflamatórios não hormonais (como a aspirina).

A gastrite por ter sintomas que são comuns em diversas doenças, ela muitas vezes é confundida com o refluxo e com a má digestão. Por isso, para não sair por aí tomando remédio errado por conta própria, o melhor a se fazer é procurar um médico, que irá apontar qual o seu problema. Se não tratada a gastrite pode evoluir para um úlcera, pois isso fique atento, quando mais cedo você iniciar o tratamento, mais rápido você estará curado.
A gastrite é tratada seguindo os mesmo preceitos da sua prevenção e inclui remédios que ajudam a diminuir a acidez no estômago e, na presença da bactérias Helicobacter pylori, é feito o uso também de antibióticos.

Maneiras de aliviar a gastrite

  1. Mastigue bem a comida: a mastigação facilita muito o processo digestivo do nosso organismo, pois ela auxilia na formação do bolo alimentar e na redução das partículas.
  2. Diminua o café: por exercer uma ação irritante se a mucosa do estômago estiver inflamada, o indicado é não exagerar na quantidade de café, pois seria como jogar álcool numa ferida aberta.
  3. Modere no álcool: o álcool deixa o estômago com uma menor proteção contra os efeitos ácidos do suco gástrico, já que ele ataca diretamente a mucosa estomacal.
  4. Evite alimentos gordurosos: por terem uma digestão mais demorada, os alimentos gordurosas, obrigam que o estomago para digeri-los produza mais suco gástrico, o que consequentemente irá agravar a gastrite.
  5. Se alimente de três em três horas: desse modo você irá manter seu estômago sempre protegido, visto que o estômago está constantemente secretando suco gástrico, quando ele está vazio esse suco ataca diretamente a mucosa do órgão, causando as dores da gastrite.
  6. Diminua o stress e a ansiedade: ao se encontrar em uma situação de stress ou ansiedade nosso corpo aumenta a secreção de suco gástrico, machucando assim a parede estomacal. Procure ter hábitos relaxantes e pratique atividades físicas para controlar os nervos.
  7. Não fume: o cigarro estimula a produção ácida no estômago e a nicotina presente nele interfere na absorção dos alimentos.
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas