Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Como as lagartixas conseguem andar nas paredes?

Como as lagartixas conseguem andar nas paredes?

Escaladoras

A habilidade de caminhar no teto e nas paredes da lagartixa é realmente algo impressionante, mas você sabe como ela faz isso? confira

As lagartixas conseguem andar sobre qualquer superfície exceto o teflon

As lagartixas conseguem andar sobre qualquer superfície exceto o teflon

Sempre que vemos uma lagartixa, andando pelas paredes, logo vem em nossa cabeça a seguinte dúvida: como ela consegue andar por aí desafiando a lei da gravidade? Alguns podem pensar que ela utiliza algum tipo especial de cola nas patas, mas essa opção é facilmente descartada, já que as patas da lagartixa nunca ficam sujas e não deixam nenhum tipo de resíduo para trás, além disso sua habilidade funciona até mesmo em superfícies lisas e molhadas.

Em 1960, o cientista alemão Uwe Hiller sugeriu que o motivo da lagartixa conseguir se aderir a qualquer superfície – exceto o teflon – tem a ver com uma teoria criada pelo cientista Johannes Diederik van der Waals chamada de as forças intermoleculares de Van der Waals. No caso, a habilidade de escalar paredes estaria ligada a um tipo de força atrativa entre as moléculas da parede e as da pata da lagartixa.

No fim do século 20, Kellar Autumn, um biólogo americano junto com sua equipe de cientistas, provou que a aderência da lagartixa à parede era mesmo resultado das forças intermoleculares gerados pelo esforço em conjunto de micro-pelos presentes na pata desse animal.

Como isso funciona?

Cada pata da lagartixa possui aproximadamente 500 mil pelos de queratina, que medem de 30 a 130 micrômetros (milionésima parte do metro), o que seria equivalente a um décimo do diâmetro de um fio de cabelo humano. Esses pelos, conhecidos também como setae possuem centenas de terminações pontiagudas com 0,2 a 0,5 micrômetros de espessura.

Cada pata da lagartixa possui aproximadamente 500 mil pelos de queratina, que medem de 30 a 130 micrômetros

Cada pata da lagartixa possui aproximadamente 500 mil pelos de queratina, que medem de 30 a 130 micrômetros

Essas terminações causam um deslocamento de elétrons entre seus próprios átomos e os da superfície, ciando uma força poderosa de atração intermolecular que permitem que a lagartixa grude na parede. De acordo com Autumn, tal força é tão poderosa que se usada em sua força máxima seria capaz suspender até uma criança de 20 quilos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas