Como atender bem um cliente?

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Categoria: Economia
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Atender bem um cliente

A forma como você atende o cliente pode significar o sucesso na venda de um produto. (Foto: Reprodução)

Muitos vendedores nos comércios em geral, principalmente em lugares onde os produtos não se vendem por si só, têm um pouco de resistência com relação a como tratar um cliente, recebê-lo bem e de forma agradável e, o mais importante, vender o produto. Aprenda transformar dificuldades em oportunidades de negócio!

Existem inúmeros tipos de clientes difíceis, ou seja, aqueles que tornam o processo de vendas mais demorado e desgastante para o vendedor. Entre estes tipo de clientes estão:

Clientes Dispersivos

Clientes dispersivos ou desorganizados seriam aqueles que não se concentram em um assunto por vez e querem saber de todas as novidades ao mesmo tempo. Se não estão ali comprando com você e conversando ao celular, basicamente estão mudando de foco a todo momento a todo o momento.

Esse é um tipo de cliente complicado. Porém, pode ele ser disperso, pode ser estar aí a chave do negócio. Ele é um cliente que não tem medo de decidir algo, mas sim do tipo que não presta atenção nos detalhes já que quer saber de todas as novidades não consegue se atentar ao ponto forte de cada uma delas.

Assim, compare rapidamente os preços entre dois produtos: o de um muito bom e o de um muito ruim. Daí dê detalhes sobre o funcionamento deles, forma de pagamento e garantia. Se você fizer isso de forma prática, sem tornar aquela escolha "preguiçosa", ele logo sairá da loja com o seu produto. Clientes dispersivos são dos bons.

Clientes Inseguros

Do tipo mais comum vamos nos deparando com os clientes inseguros. Obviamente esses são mais complicados de lidar. Entretanto, se eles estão ali é porque querem comprar.

Clientes inseguros podem ficam horas e horas para escolher o que vão levar, querem pensar muito bem na cor do sapato, se vai realmente combinar com determinada ocasião e se a oferta está boa. Para este tipo preste bem atenção ao detalhes e no produto que ele demonstrar mais interesse. Isso pode ser um teste para a sua paciência.

Deixe-o decidir sobre qual escolha fizer e não debata com ele ou tente mostrar sua opinião com superioridade, mas sim, tenha ainda mais paciência, expresse sua opinião com firmeza e segurança já que é disso que o cliente inseguro precisa: segurança nas vendas.

Por mais que ele queira, tente não mostrar uma grande variedade de produtos a ele, vá direto ao ponto no que ele precisa, sim, naquele que ele demonstrou mais interesse e mostre a imensidão de utilidades deste mesmo item e todas as razões do mundo porque ele deve comprá-lo. Se ele tiver muitas opções à mostra, ele não vai ficar confuso e não vai fazer escolha nenhuma.

Clientes dominadores

Estes sim são complexos mas de todos, são os mais fáceis. De opinião forte, os clientes dominadores não abrem mão daquilo que querem por nada no mundo, para lidar com estes é preciso prestar atenção em suas opiniões e maneira de pensar, associar os produtos com seu gosto.

Uma dica interessante é elogiar sua maneira de pensar e oferecer ótimas ofertas para convencê-lo de que aquilo que ele busca em um produto esta ali à sua frente.

Desta forma percebemos que clientes difíceis de lidar não devem ser entendidos como um empecilho, mais sim como uma oportunidade de venda, sabendo que o bom atendimento leva sempre a satisfação e fidelidade do consumidor.

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